Fiscalização nos terminais começou nesta segunda-feira
- RPC TV
Onze estabelecimentos foram autuados pela Vigilância Sanitária da prefeitura de Curitiba durante o fim de semana. Todos descumpriram a lei municipal antifumo, que entrou em vigor na última quinta-feira (19). Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, até agora foram vistoriados 400 pontos em Curitiba.
Entre a noite de sexta-feira (20) e domingo (22) foram autuados uma promotora de eventos, shoppings, bares e até a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs). Nos terminais de Santa Felicidade e do Campina do Siqueira os fiscais encontraram pessoas fumando, o que é proibido pela lei 13.254.
Em geral, a irregularidade mais comum foi a presença de pessoas fumando nos locais, onde também se constatou a existência de cinzeiros e sinalização deficiente sobre a proibição. Os locais autuados têm 15 dias para apresentar defesa. A multa será aplicada depois dessa fase do procedimento administrativo e o valor é de mil reais.
"Precisamos tomar essas medidas para deixar claro que a lei sujeita a todos e tem sua razão de ser no bem-estar coletivo - tanto de quem fuma quanto de quem não fuma também", disse o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz, ao site de notícias da prefeitura.
Ônibus
Na manhã desta segunda-feira os fiscais da Vigilância Sanitária percorreram os terminais Santa Felicidade, Campo Comprido e Campina do Siqueira. A lei antifumo curitibana não prevê penalidades para as pessoas flagradas fumando em locais fechados ou cobertos de uso coletivo, mas para os proprietários dos estabelecimentos e no caso dos terminais à Urbs.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora