Único paranaense com intenção de disputar a Presidência da República em 2018, o senador Alvaro Dias (PV) tem a preferência do eleitorado do estado para assumir o cargo. O parlamentar lidera os dois cenários de um levantamento feito pelo Paraná Pesquisas a pedido da G azeta do Povo, com mais do que o dobro das intenções de voto do segundo colocado.
Com mandato no Senado até 2022, Alvaro deixou o PSDB rumo ao PV no início deste ano. A troca foi uma tentativa de se distanciar dos escândalos que permeiam hoje quase todos os grandes partidos e ainda se viabilizar para a disputa presidencial, longe da briga intensa no ninho tucano pela vaga.
Com focos diferentes, irmãos Dias ressurgem como protagonistas para 2018
Leia a matéria completaE, ao menos no estado, a estratégia parece ter surtido efeito. Em ambos os cenários pesquisados, Alvaro aparece à frente justamente de dois possíveis candidatos do antigo partido – o senador mineiro Aécio Neves e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Investigado na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) figura na terceira posição, na casa dos 11% das intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (Rede) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vêm na sequência.
“A população parece estar buscando um fato novo. Prova disso foi a eleição do João Doria em São Paulo. A questão é saber se aparecerá alguém com esse perfil”, avalia o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.
Dados da pesquisa
Foram ouvidos 1.418 eleitores entre os dias 1 e 3 novembro, em 68 cidades do Paraná. O grau de confiança é de 95,5%, e a margem de erro é de 2,5%.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast