O aniversário de 44 anos do juiz Sergio Moro nesta segunda-feira (1º) tem movimentado as redes sociais, principalmente entre os apoiadores da Operação Lava Jato e do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O Movimento Avante Brasil, um dos organizadores das manifestações de 2016, prepara um “Twittaço” para esta segunda, às 18h.
Os protestos deste domingo (31) anteciparam as comemorações. Os manifestantes cantaram parabéns para o magistrado, responsável pelos processos na primeira instância.
A hashtag #FelizAniversarioMoro já é bastante publicada no Twitter na manhã desta segunda-feira. As mensagens se revezam entre agradecimentos, pedidos de prisão, “indiretas” e apelos ao “herói do povo brasileiro”.
A página “Eu MORO com ele” no Facebook, administrada pela mulher do juiz, Rosângela Wolff, também tem compartilhado manifestações de carinho e apoio ao magistrado. “Dr. Sérgio Moro, seu exemplo está fazendo história e mudando uma nação. Receba os votos de muita saúde, alegria, realizações e sabedoria e a gratidão de mais de 200.000.000 de brasileiros”, diz uma das postagens. “Parabéns pelo seu aniversário! Que Deus continue dando forças, saúde, coragem e proteção para o senhor. Muito obrigado por tudo”, completa outra.
As postagens de diversos apoiadores espalhados pelo Brasil também mostram manifestações de apoio nas ruas com camisetas estampadas com o rosto do juiz, bandeiras, bandanas, adesivos, faixas e bonecos. Os fãs da página e do magistrado também organizam gritos de “Moooooooooooro” na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (5), e durante as competições.
A Justiça Federal do Paraná não tem nada programado para esta segunda para homenagear o magistrado. No entanto, nos últimos meses a sede da Operação Lava Jato tem recebido mimos que vão de gravatas a toalhas de mesa, passando por quadros, livros, um DVD da dupla Victor e Léo, um pote de geleia, peças de artesanato, uma caneca, dois exemplares da Bíblia e diversos cartões com mensagens de apoio ao trabalho da força-tarefa.
Na última Páscoa, Moro recebeu de presente da Casa de Chocolates Schimmelpfeng, de Curitiba, o Moroango, feito em homenagem ao magistrado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”