• Carregando...

O candidato à presidência nacional do PT, Ricardo Berzoini, afirmou nesta segunda-feira em Curitiba desconhecer o envolvimento da direção do partido no suposto mensalão e afirmou que o presidente Lula não sabia do esquema de corrupção denunciado pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jeferson.

Em campanha para a eleição interna do PT, no dia 18, o deputado federal e ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, esteve no Paraná defendendo a candidatura do Campo Majoritário, mas não apresentou respostas sobre as suspeitas levantadas contra o partido e parlamentares da base aliada.

Segundo matéria de Kátia Chagas da Gazeta do Povo desta terça-feira, Berzoini disse que não cabia a ele avaliar as principais acusações que atingem o PT, como o pagamento de mesada a deputados aliados e a existência de um caixa dois na campanha presidencial.

A investigação, segundo o candidato, já está sendo feita por três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Congresso Nacional, pelo Conselho de Ética e Ministério Público. O candidato levantou dúvidas sobre a veracidade das denúncias envolvendo o partido. "A tese do mensalão é muito questionável. Depois de três meses temos 19 deputados que receberam recursos esporádicos relativos à campanha", disse.

Para Berzoini, o deputado Roberto Jefferson "tentou criar uma história muito mais picante" do que as acusações sobre seu envolvimento em irregularidades nos Correios.

CriseA crise do partido, segundo o ex-ministro, não pode ser atribuída ao Campo Majoritário, como prega a ala mais à esquerda do PT. O problema não resulta da política de alianças com partidos de direita, mas decorre de erros técnicos graves como o do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que abriu espaço para o publicitário Marcos Valério terceirizar a tesouraria do partido. "Foi uma ação desastrada e precipitada de pessoas responsáveis pela parte financeira da campanha", disse, se referindo às denúncias de gastos não declarados à Justiça Eleitoral.

A CPI está investigando a origem dos recursos que abasteceram o PT e outros partidos aliados. A suspeita é de que são provenientes de esquemas com bancos, corretoras e fundos de pensão, além de desvios de recursos de estatais.

Inocente

Berzoini isentou de qualquer responsabilidade o presidente daRepública afirmando que Lula não tinha conhecimento do dinheiro ilegal nem do suposto mensalão porque era uma ação partidária. Segundo ele, Lula tem tido uma ação responsável e até o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, disse desconhecer a ação do tesoureiro Delúbio Soares. "É possível pessoas tomarem decisões de campanha sem o candidato ter conhecimento", argumentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]