• Carregando...

O Comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos da Silva Bueno, informou, neste domingo (8), que as caixas-pretasdo Boeing da Gol e do jato Legacy já foram enviadas para o Canadá, onde fica a sede da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Segundo ele, a medida foi tomada para proporcionar neutralidade às investigações.

''Primeiro porque [o Canadá] é a sede da Oaci. Segundo porque é um lugar neutro. Não se poderia desvendar tudo aquilo que existe nas caixas-pretas aqui porque há interesses locais. Para que não haja suposição ou, vamos dizer, ilações, há necessidade de se colocar (as caixas-pretas) em um lugar neutro'', disse Bueno.

Bueno não soube precisar quando as investigações serão concluídas. ''(A investigação) durará o tempo necessário para descobrir tudo. O tempo não é fator limitativo.''

Indagado sobre a pressão que congressistas norte-americanos estão fazendo para que o governo dos Estados Unidos interfira no andamento do processo aqui no Brasil, Bueno foi taxativo: ''Nós, da Aeronáutica, somos um corpo técnico. Nós temos que descobrir o que aconteceu. A parte política não é conosco. Os pilotos poderão continuar no Brasil até quando o corpo técnico achar necessário.''

As declarações foram dadas durante cerimônia de troca da bandeira, realizada na manhã deste domingo na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Investigação

A Polícia Federal e uma comissão formada por especialistas em aviação investigam as causas do acidente. As apurações apontam para falha humana.

O jato deveria estar voando a 36 mil pés, mas estava a 37 mil pés (11,2 mil quilômetros). Era essa a altura que deveria estar o Boeing da Gol, com 154 pessoas a bordo. Os dois aviões bateram na tarde de 29 de setembro.

A aeronave da Gol caiu em uma região de mata fechada, em Mato Grosso. Os passageiros e tripulantes morreram. Até o sábado (7), 117 corpos haviam sido resgatados.

Equipes da Aeronáutica e do Exército trabalham nas buscas das vítimas e objetos pessoais que podem ajudar no reconhecimento dos corpos e nas investigações. O comando da operação de resgate está montado na Fazenda Jarinã, que fica na região da cidade de Peixoto de Azevedo (MT).

Neste domingo (8), o plano de vôo foi encontrado junto aos pertences do co-piloto, Thiago Jordão Cruz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]