A Câmara dos Deputados homenageia amanhã 54 autoridades em cerimônia de comemoração aos 25 anos da Constituição. Entre os agraciados estão a presidente Dilma Rousseff, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.
Dilma e Barbosa vão receber a Medalha Assembleia Nacional Constituinte de Ouro ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Outros 50 congressistas que participaram da elaboração da Constituição de 1988 também foram convidados para a cerimônia e vão receber a medalha de prata, entre eles, está o deputado licenciado José Genoíno (PT-SP) -- que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão.
O petista foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão e pediu há semanas pediu aposentadoria por invalidez, alegando que problemas cardíacos o deixaram sem condições de trabalhar. Ele está afastado das atividades por 120 dias, mas confirmou presença no evento.
Ex-senador constituinte e ex-ministro do período militar, Jarbas Passarinho também será agraciado. Segundo a Câmara, todos os parlamentares constituintes serão homenageados, mas as lideranças partidárias indicaram alguns representantes para a cerimônia de entrega da medalha.
Além das autoridades, 18 jornalistas serão homenageados com a medalha de bronze. Entre eles: a colunista da Folha de S.Paulo Eliane Cantanhêde e o jornalista Josias de Souza, do UOL, empresa do Grupo Folha.