O líder do governo e candidato à presidência da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta sexta-feira que prefere que sejam realizados três debates entre os candidatos à presidência da Casa, em vez de apenas um, como está previsto: um com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e ele, outro entre o Aldo e o candidato da terceira via, Gustavo Fruet (PSDB-PR), e um terceiro entre ele e Fruet.

CARREGANDO :)

- Isso permitiria um aprofundamento maior; seria possível ver quais são as diferenças reais, sem, por exemplo, a perda do momento certo de uma resposta - disse Chinaglia. - O debate ficaria melhor, com forças mais claras e com um confronto direto - acrescentou.

O petista teme que seus adversários se juntem contra ele em um debate único com os três. As regras do debate, que deve acontecer na próxima semana, serão decididas pelas assessorias dos candidatos na segunda-feira.

Publicidade

Na quinta-feira, Fruet e Chinaglia haviam aceitado a sugestão de Aldo de que seja realizado um debate com os três candidatos, com transmissão ao vivo da TV Câmara e da Rádio Câmara. Informado sobre a nova proposta, Gustavo Fruet disse que aceita o formato sugerido, e ainda se ofereceu para ser o primeiro a debater com o petista. Porém, ele fez a ressalva de que não se deve criar obstáculos para o encontro entre os candidatos.

Aldo Rebelo não quis comentar a nova proposta. De acordo com sua assessoria de imprensa, Aldo ficou surpreso com a sugestão de Chinaglia, já que ela não foi levada pessoalmente.

Chinaglia não descartou participar do debate se os outros dois candidatos recusarem sua sugestão.

- Estou convicto de que é uma boa proposta - afirmou.

Disse também que já aceitou outros convites, no formato tradicional.

Publicidade

- Eu já aceitei convites para debates na Folha de S. Paulo e na Rádio CBN - informou.

Em caso de recusa, segundo ele, os adversários vão ter de explicar os motivos.

- Imagino que eles vão aceitar porque não têm medo - afirmou.

Perguntado sobre a dispersão do PMDB, que anunciou apoio fechado a ele, respondeu:

- Essa dispersão acontece na mesma proporção da dispersão do PFL (que apóia Aldo e cujos dissidentes votariam em Fruet).

Publicidade

" Eu não troco a minha condição pela de nenhum outro candidato "

Uma suposta aliança de Aldo e de Fruet para o segundo turno foi desacreditada pelo candidato do PT.

- Há muita gente acreditando em Papai Noel - disse.

Chinaglia avalia que é possível ganhar no primeiro turno. - Eu não troco a minha condição pela de nenhum outro candidato - garantiu.

Chinaglia se encontrou nesta sexta-feira com Aldo e disse que conversaram sobre a necessidade de manterem a antiga amizade. Segundo ele, ninguém falou em recuar da disputa.

Publicidade

- Há uma relação de amizade. Analisamos o quadro político e a conveniência do debate. Isso é o que interessa divulgar. O resto do tempo, ficamos contando piadas - disse.