Às 8h deste domingo (26), começou a votação do segundo turno com mais de 27 milhões de eleitores de volta às urnas em 31 cidades de 15 estados brasileiros. No Paraná, Londrina (Norte) e Ponta Grossa (Campos Gerais) decidem quem será o próximo prefeito.
Em todas as cidades, a votação será realizada até as 17h, de acordo com o horário local.
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é de que a apuração dos votos termine até as 20h e que cada eleitor conclua seu voto em 20 segundos.
Em 30 municípios, a votação será para decidir entre os dois candidatos que disputam o segundo turno. Em Benedito Leite (MA), onde o primeiro turno foi cancelado após manifestantes atearem fogo nas urnas, os eleitores escolhem entre os três candidatos que disputam a prefeitura.
Das cidades com segundo turno, 11 são capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP). Nas outras 15 capitais, os prefeitos foram definidos no primeiro turno. Dos 20 prefeitos que buscavam a reeleição, 13 se reelegeram no primeiro turno e os outros sete estão disputando o segundo turno.
Para votar, o eleitor deve comparecer à seção eleitoral com o título de eleitor ou documento com foto. O TSE disponibiliza em seu site uma página onde o eleitor pode consultar a zona eleitoral e seção de votação. Caso não lembre o local, clique aqui para consultar. Para fazer a consulta, basta informar o número do título eleitoral. É possível verificar pelo nome do eleitor apresentando data de nascimento e nome da mãe.
Se o eleitor estiver em uma cidade onde não há segundo turno, mas em seu domicílio eleitoral ocorrer a disputa, deve procurar um posto de justificativa eleitoral no dia da votação ou comparecer em até 60 dias a qualquer cartório eleitoral.
Base aliada
Em 18 dos 30 municípios onde os candidatos voltam a se enfrentar no segundo turno, os dois partidos que concorrem pertencem à base aliada que dá sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Juntos, os partidos da base aliada foram os que mais elegeram no primeiro turno. O PMDB foi o partido que mais conquistou prefeituras. A legenda soma 1.201 prefeitos eleitos no primeiro turno, número superior ao das eleições de 2004, quando elegeu 1.054.
O PSDB aparece em segundo, com 785 prefeitos eleitos, mas o número é inferior ao obtido em 2004, quando ganhou 861 prefeituras. O PP manteve praticamente o mesmo desempenho - elegeu 549 prefeitos, contra 548 há quatro anos.
O PT mostrou crescimento significativo. O partido saltou de 399 para 547 prefeitos eleitos neste ano. O Democratas, por sua vez, registrou um número menor de vitórias no país - elegeu 497 prefeitos, contra 794 nas eleições de 2004.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião