O Conselho de Ética da Câmara sorteou nesta segunda-feira os relatores dos processos contra os 67 deputados acusados de participar do esquema de fraudes na compra de ambulâncias superfaturadas por prefeituras. O Conselho de Ética tem atualmente 29 integrantes. Como o presidente, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), e o corregedor, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), não podem ser designados relatores, apenas 27 deputados podem relatar os 67 processos.
Izar acredita que o trabalho do conselho nesses processos deverá ser concluído até dezembro. Cerca de 30 deputados já foram notificados pelo Conselho de Ética. Os demais deverão receber as notificações até esta terça-feira. Os deputados notificados têm prazo de cinco sessões do plenário para apresentar defesa por escrito e rol de testemunhas de defesa. Por sua vez, os relatores podem propor outros depoimentos.
O Conselho de Ética deverá convocar o empresário Luiz Antonio Vedoin, um dos sócios da Planam, para prestar depoimento. Vedoin é acusado de ser o chefe do esquema de fraudes em licitações para compra de ambulâncias superfaturadas, cujos recursos eram garantidos por emendas ao Orçamento.
O presidente do Conselho de Ética explicou que pelo menos um deputado, Edir Oliveira (PTB-RS), pediu para que seja acelerada a tramitação de seu processo, para que seja julgado no conselho antes das eleições de 1º de outubro. Ele é candidato à reeleição e foi o primeiro a ser notificado pelo conselho, acusado pela CPI de receber R$ 30 mil de Vedoin.
O deputado Josias Quintal (PSB-RJ), que teve seu nome citado como beneficiário do esquema e depois foi inocentado pelo relatório da CPI, decidiu que continuará no Conselho.
Izar disse na semana passada que vem sofrendo pressões de alguns dos acusados, que querem escolher o relator do seu processo. Izar reiterou ainda ter recebido três cartas anônimas com intimidações a seu trabalho.
Na CPI dos Sanguessugas, governo e oposição costuram um acordo para evitar a convocação dos ex-ministros da Saúde Humberto Costa e José Serradurante a campanha eleitoral. A comissão se reúne nesta terça-feira para votar 130 requerimentos. A idéia é aprovar só aqueles que podem servir para adiantar as investigações.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião