O coordenador regional do Partido Popular Socialista (PPS), Ronan Botelho, divulgou nota à imprensa na tarde desta quinta-feira (30) pedindo desculpas pela aliança do partido com o candidato derrotado no primeiro turno em Londrina, Norte do Paraná, Barbosa Neto (PDT). O candidato anunciou apoio a Antonio Belinati (PP) no segundo turno depois de ter declarado neutralidade.

CARREGANDO :)

A nota, assinado por Botelho, considera, em nome do partido, a aliança no primeiro turno um erro. "É com muita vergonha que venho em público pedir desculpas a população de Londrina pelo PPS ter errado na aliança no primeiro turno. Estamos totalmente arrependidos de ter apoiado, e prometemos nunca mais coligar com tal candidato", diz a nota.

O presidente municipal do PPS e coordenador da campanha de Barbosa no primeiro turno, Tercílio Turini, entretanto, afirma que a nota é uma posição pessoal de Botelho. Turini ressalta que não houve nenhuma discussão do partido nesse sentido. "[A nota] é uma posição pessoal. Não reunimos o partido para discutir o assunto", diz. O presidente municipal do PPS afirma que só haverá discussão sobre que posição a legenda deve tomar depois que houver a definição das eleições em Londrina após a cassação do registro de candidatura de Belinati. "Primeiro é preciso solucionar a questão jurídica para depois seguir com a questão política."

Publicidade

Botelho, no entanto, diz que sentiu um "clima" desfavorável a Barbosa numa reunião do partido. "Ele [Barbosa] errou feio em ter apoiado o Belinati, que tem um histórico político mal visto na cidade", observa. Por outro lado, Turini destaca que é impossível discutir a decisão do partido antes de definir a situação de Londrina.

Ele afirma que se novas eleições forem convocadas, o PPS pode, inclusive, pensar em um candidato próprio. Além disso, segundo ele, tomar uma decisão agora pode confundir a cabeça do eleitor se houver um novo segundo turno entre Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa. "Apoiamos o Barbosa no primeiro turno e o Hauly no segundo. Como fica a nossa situação? Confunde a cabeça do eleitor", ressalta.

A reportagem tentou contato com o candidato derrotado Barbosa Neto, mas ele não atendeu as ligações.