Uma reportagem publicada nesta sexta-feira na edição online do jornal espanhol El País afirma que a discussão sobre um possível terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já "está nas ruas".
Sob o título "Lula três", o texto sugere que o assunto poderia ser decidido pela via do plebiscito, e que outra possibilidade, descartada por Lula neste momento, consistiria em apontar a primeira-dama Marisa Letícia para a corrida presidencial, a exemplo do que ocorreu na Argentina.
A matéria faz referência a um projeto recentemente desengavetado no Congresso Nacional, que permitiria ao presidente convocar plebiscitos para decidir sobre questões importantes, como a possibilidade de reeleição indefinida.
Segundo o correspondente do diário no Rio de Janeiro, Juan Arias, Lula tem evitado iniciar o debate sobre a 're-reeleição', porque teme ser associado ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que defende a renovação indefinida de mandatos no seu país.
No Brasil, diz o correspondente, "já existem pesquisas de opinião, que não saem a público, para medir a percentagem de cidadãos que desejariam que Lula continuasse no poder". O repórter não esclarece que pesquisas seriam essas.
O texto faz referência a um debate iniciado pelo prefeito do Rio, o integrante do partido Democratas César Maia, que há algumas semanas acusou o governo Lula de passar mensagens 'subliminares' com o número 3 em uma campanha de marketing do Banco do Brasil.
"É certo que o número três, como publicidade subliminar de 'Lula três', já está em marcha, e aparece em diversos anúncios de Estado", diz o El País.
"Dessa maneira, se amanhã houver a possibilidade de um 'Lula três', através de um referendo, por exemplo, parte do trabalho já estaria feita."
O diário espanhol lembra que Lula já admitiu que continuará na política, e que poderia voltar a se candidatar nas eleições de 2014. "Isso, no pior cenário para ele", diz o jornal.