O empenho do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em aprovar a construção de um shopping para atender aos parlamentares não provocou só críticas dos colegas. Alguns deputados renderam elogios fervorosos ao presidente e houve quem até o comparou a Juscelino Kubitschek, presidente responsável pela criação de Brasília.
O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) discursou após a votação, ocorrida na noite desta quarta, e disse que não dá para receber convidados no cafezinho da Câmara. Foi uma de suas justificativas para apoiar a criação do shopping. “Quando este Colégio foi criado, éramos 243. Hoje somos 513. E passamos a viver em puxadinhos. Será que nós temos condições dignas para receber delegações estrangeiras nas dependências desta Casa? Será que podemos receber um convidado no cafezinho da Câmara?! Não! É preciso fazer essa ampliação. Não é shopping center. Não podemos viver eternamente com complexo de vira-lata”, disse Heráclito.
O delegado Edson Moreira (PTN-MG) comparou a ação de Cunha aos projetos de JK. “Quando JK veio construir Brasília foi criticado por todo mundo. Quase todo Parlamento criticou JK. Ele teve um ato de coragem. E Vossa Excelência está mostrando a mesma coragem que JK mostrou nos anos 60. Futuramente o senhor será aplaudido. Com certeza” disse Moreira.
Giovani Cherini (PDT-RS), que aplaudiu Cunha, disse que as pessoas imaginam que os deputados se acomodam em gabinetes de 100 metros quadrados e que vivem de mordomias. Ele reclamou das filas do restaurante. “Não temos sequer um restaurante para almoçar. Quando vamos almoçar, onde é bom, tem uma fila enorme. Nós não temos sala. Sou coordenador da bancada gaúcha e nós não temos sala para fazer reuniões da bancada gaúcha aqui dentro. Não tem espaço. Parabéns senhor presidente. O senhor está sendo um presidente do Sindicato dos Deputados”, afirmou Cherini.
O PPS entrou, nesta quinta, com um mandado de segurança no STF contra a aprovação da proposta que trata das Parcerias Público Privadas (PPPs), que irá permitir a criação desse shopping. “A ‘emenda do parlashopping’ é inconstitucional. Não tem relevância e urgência constitucionais e, por isso, não pode constar numa medida provisória”, disse o paranaense Rubens Bueno, líder do partido na Casa.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião