• Carregando...
Eduardo Requião continua na administração estadual, agora como secretário dos Transportes. Ele segue respondendo pela Appa, sem remuneração, cumulativamente | Arquivo - Gazeta do Povo
Eduardo Requião continua na administração estadual, agora como secretário dos Transportes. Ele segue respondendo pela Appa, sem remuneração, cumulativamente| Foto: Arquivo - Gazeta do Povo

Secretária especial

Maristela Requião, mulher do governador, também foi nomeada secretária especial, após a publicação da súmula do STF. A situação era a mesma de Eduardo Requião, que precisou ser nomeado secretário estadual para não correr o risco de perder o cargo. No entanto, segundo o blog do jornalista Fábio Campana, Maristela não tem vontade de assumir o cargo de secretária de Estado da Cultura, que é ocupado por Vera Mussi

Eduardo Requião foi nomeado secretário estadual de Transportes, na tarde desta quinta-feira (4). O governador Roberto Requião (PMDB) colocou o irmão no cargo para mantê-lo na administração estadual. Por volta das 17h15 desta quinta-feira foi publicado o decreto número 3348 com a nomeação de Eduardo Requião, no site da Casa Civil. Um pouco antes foi divulgada a exoneração do antigo secretário da pasta, Rogério Tizzot.

A manobra mantém Eduardo Requião na administração estadual e dribla a súmula antinepotismo do Supremo Tribunal Federal (STF). A Súmula Vinculante número 13 proíbe a contratação de parentes no Judiciário, Executivo e Legislativo. No entanto, existe a brecha para os prefeitos, governadores e para o presidente, que podem nomear parentes para os cargos de secretário municipal, secretário estadual e ministro respectivamente.

Na semana passada, o governador havia nomeado Eduardo Requião para o cargo de secretario especial para assuntos portuários. Correntes jurídicas, porém, afirmam que secretários especiais não escapam da súmula antinepotismo do STF. Para acabar com a dúvida, o governador decidiu nomear o irmão como um secretário estadual efetivo. A pasta escolhida foi a dos Transportes.

No decreto publicado nesta quinta-feira, assinado pelo governador, Roberto Requião, e pelo Chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, fica determinado que Eduardo foi exonerado do cargo de superintendente da Appa. No mesmo documento existe a explicação que Eduardo vai responder cumulativamente, sem remuneração, pela administração da Appa.

Tizzot vira secretário especial

Após ser exonerado da pasta dos Transportes, Rogério Tizzot foi nomeado secretário especial para assuntos rodoviários, pelo decreto número 3359. Tizzot continuará respondendo pela Diretoria Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Antes ele já acumulava as funções de secretário dos Transportes e de diretor-geral do DER.

Exonerados

Regina Fischer Pessuti, mulher do vice-governador Orlando Pessuti, foi exonerada do cargo de assessora especial da vice-governadoria na tarde desta quinta-feira, segundo o decreto número 3351 da Casa Civil. Para o cargo dela foi nomeado José Correia.

Paikan Salomon de Mello e Silva, sobrinho do governador, também foi exonerado nesta quinta-feira do cargo em comissão de assessor da Rádio e Televisão Educativa do Paraná - RTVE. Na segunda-feira (1), outro sobrinho já havia deixado o governo estadual. João Arrudaera diretor da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e pediu demissão.

Qual a sua opinião sobre as seguidas manobras do governador Roberto Requião para manter os parentes na administração estadual? Deixe o seu comentário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]