No esforço da última semana para chegar ao segundo turno, os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro Jandira Feghali (PC do B) e Fernando Gabeira (PV) recorreram a dois dos mais prestigiados artistas brasileiros. O cantor e compositor Caetano Veloso gravou no último sábado (27) a participação no programa de TV de Gabeira que deve ir ao ar nos últimos programas da campanha. O reforço ao programa noturno de Jandira foi feito pela atriz Fernanda Montenegro e gravado no último domingo (28). Jandira também teve nesta segunda-feira (29) o apoio do ex-ministro petista José Dirceu, que reforçou um movimento pelo esvaziamento da candidatura do deputado estadual Alessandro Molon (PT).
Para pedir votos para Gabeira, Caetano Veloso cantou as músicas "Cidade Maravilhosa" e "Amanhã" e deverá participar também do último programa de TV do primeiro turno, na quarta-feira. Na semana passada, o cantor incluiu em seu blog um texto em favor de Gabeira, no qual nega tratar-se de um candidato "zona sul" - em referência à região onde mora a elite - e preferido por pessoas que usam drogas. "Eu odeio maconha e vou votar nele", diz Caetano no blog. O cantor fala em "um futuro bacana que os cariocas não podem jogar fora" e elogia o candidato pela "coragem de enfrentar os corruptos do Planalto - no legislativo e no executivo - e nada a ver com esse folclore de drogas(...)".
Fernanda Montenegro, que passa por um período de recolhimento desde a morte do marido, o ator Fernando Torres, há menos de um mês, pediu que os eleitores "confiem e votem" em Jandira. "Só um motivo muito forte me faria vir aqui, na frente das câmeras e esse motivo é o Rio", disse a atriz. Fernanda afirma ainda que "o Rio vai se orgulhar de ter Jandira como sua primeira prefeita" e encerra com um apelo: "Mulheres, vamos com Jandira".
José Dirceu - Jandira, que desde a semana passada está na expectativa de receber apoio de petistas contrários à manutenção da candidatura de Alessandro Molon, reproduziu no site de sua campanha o apoio do ex-ministro José Dirceu. Embora esteja envolvido com a eleição de São Paulo, Dirceu divulgou em seu blog texto no qual alerta para "o risco de (o Rio) ter que escolher entre o ex-deputado Eduardo Paes (PMDB) e o deputado Fernando Gabeira (PV)" e critica a divisão da esquerda carioca. "O PT, o PC do B, o PSB e o PSOL são incapazes de fazer uma aliança eleitoral para conjugar esforços na TV, no rádio e nas ruas para levar Jandira Feghali, do PC do B, para o segundo turno. A uma semana da eleição está claro que só ela tem essa chance", afirma o ex-ministro.
Dirceu reclama que "todos (os partidos) mantêm seus candidatos e nem pode haver debates porque o PDT não aceita as regras que o excluem". E continua: "Francamente, não dá para entender tamanha incapacidade de fazer alianças. A essa altura nem seriam eleitorais, programáticas, ou sobre candidaturas, mas em torno de quem irá para o segundo turno. E isso quando o eleitor já deixou claro que só Jandira Feghali poderá ir. Ou será que não queremos que ela vá? Que preferimos Paes x Gabeira?"
Apelos - No horário eleitoral gratuito desta tarde, Gabeira e Jandira fizeram apelos ao eleitor. "Estamos a um passo do segundo turno e quem pode desempatar esse jogo é você", disse Jandira. O programa anunciou para amanhã (30) a "Caminhada com Jandira rumo ao segundo turno", no centro do Rio.
Gabeira também foi direto. "Preciso do seu voto e dos seus argumentos para convencer o eleitor em dúvida. Vamos estar lá para disputar a vitória final", apelou, no programa da tarde.
O senador Marcelo Crivella (PRB) mostrou a pesquisa que o aponta em segundo lugar na disputa carioca. Com pouco tempo na TV, Crivella optou por ressalvar pontos do programa de governo. O primeiro colocado, Eduardo Paes (PMDB), também exibiu números favoráveis das pesquisas eleitorais.