Acompanhe o resultado dos levantamentos feitos a pedido da RPC no blog Pesquisas
- interativo
A terceira pesquisa Ibope/RPC sobre as intenções de voto para a prefeitura de Curitiba, divulgada nesta quarta-feira (10), mostra crescimento de Beto Richa (PSDB), que disputa a reeleição, e retrocesso da candidata Gleisi Hoffmann (PT), segunda colocada. Beto Richa teve 74% das intenções de voto. Na primeira pesquisa, divulgada no dia 11 de agosto, Richa tinha 72% e no levantamento do dia 29 de agosto o candidato tinha 70% das intenções de voto.
Gleisi estava com 13% na primeira pesquisa do Ibope, subiu para 16% na segunda e agora voltou para 13%. A petista continua na segunda posição, mas oscilou negativamente em relação ao que tinha conquistado na pesquisa do dia 29 de agosto. Carlos Moreira (PMDB) e Fabio Camargo (PTB) estão empatados na terceira posição, com 1% das intenções de voto.
Moreira teve 0% na primeira pesquisa, 2% na segunda e agora aparece com 1%. Fabio Camargo estava com 4%, foi para 2% e agora tem 1% das intenções de voto. Os candidatos Bruno Meirinho (PSOL), Lauro Rodrigues (PTdoB) e Mauricio Furtado (PV) não foram citados pelos entrevistados e aparecem com 0%.
Ricardo Gomyde (PCdoB) foi citado, mas não atingiu 1% das intenções. Nas pesquisas anteriores, Bruno Meirinho teve 0% na primeira pesquisa, subiu para 1% na segunda e agora voltou para 0%. Lauro Rodrigues teve 0% nas três pesquisas. Ricardo Gomyde e Maurício Furtado também tiveram o mesmo desempenho e não atingiram intenções de voto nas três pesquisas.
O índice de brancos e nulos baixou de 4% para 3% nesta última pesquisa. Já os indecisos subiram de 5% para 8%. A margem de erro do levantamento é de 4 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores, entre domingo e terça-feira (7 a 9). A pesquisa foi registrada na 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba, sob o número 2090/2008.
Segundo turno
O Ibope também fez o levantamento de um possível segundo turno, entre os dois primeiros candidatos da pesquisa. Beto Richa aparece com 74% e Gleisi Hoffmann 16%. Brancos e nulos representaram 5% da pesquisa e indecisos também 5%.
Rejeição
Fabio Camargo é o candidato com o maior índice de rejeição entre os oito postulantes ao cargo de prefeito. Ele teve 23% de rejeição na pesquisa feita pelo Ibope. Bruno Meirinho, Carlos Moreira e Gleisi Hoffmann aparecem na seqüência, todos com 22% de rejeição.
Lauro Rodrigues teve 18%, Maurício Furtado 14% e Ricardo Gomyde 12%. Beto Richa é o candidato com menor índice de rejeição, apenas 6%. Oito por cento dos eleitores afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos oito candidatos, 19% não souberam responder e 5% não responderam. A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink