A votação para o segundo turno da eleição presidencial é considerada tranquila em Curitiba na manhã deste domingo (31). Até as 14h30, nove pessoas haviam sido detidas em todo o Paraná. No interior foram registrados três casos. A movimentação nas principais cidades do estado também era calma e havia pouco material de campanha nas ruas. Nos maiores colégios eleitorais da cidade Colégio Estadual do Paraná, Colégio Estadual Leôncio Correia, Colégio Estadual Amâncio Moro, Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag e Colégio Estadual Júlia Wanderley a votação transcorria tranquilamente.
Curitiba amanheceu limpa, com poucos santinhos espalhados na rua.
Interior
Nas regiões Oeste, Norte e Noroeste, houve problemas apenas em Maringá, onde a polícia foi chamada para resolver confusões envolvendo fiscais do PT, que estariam usando crachá maior que o permitido. Uma das pessoas, que estava Colégio Regina Mundi, na Zona 02, foi levada para o Fórum Eleitoral e, na sequência, liberada. O outro fiscal, que trabalhava no Colégio Unidade Polo, foi encaminhado para a Polícia Federal e, até as 12 horas, o caso aguardava solução.
Ainda nesta manhã, um grupo de quatro fiscais do PT estava reunido trajando camisetas do partido no Colégio Rodrigues Alves. A utilização de roupas alusivas a partidos é permitida, desde que não em grupo de pessoas. Nesse caso, o grupo precisou ser dispersado pela polícia.
Londrina e Foz do Iguaçu
Em Londrina, segundo informações do Fórum Eleitoral, não houve registros deproblemas nas urnas e até o meio-dia nenhuma pessoa havia sido presa porcrime eleitoral. A cidade amanheceu limpa, sem santinhos espalhados próximosaos locais de votação.
O movimento nos locais de votação em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, tem sido inferior ao registrado no primeiro turno. Procura maior tem sido observada no Fórum Eleitoral, no posto volante montado no aeroporto internacional e nas duas seções localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, onde os turistas podem apresentar os requerimentos para justificar a ausência nas urnas. Desde o início da manhã, nenhuma pessoa havia sido presa por prática de crime eleitoral.
Urnas
Oitenta e duas urnas eletrônicas apresentaram problemas no Paraná até as 14h30 deste domingo (31). Dessas, 67 foram substituídas em todo estado e a votação seguiu normalmente. Não havia votação em papel em nenhuma seção eleitoral do estado nesta manhã, de acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Outras 12 urnas tiveram problemas na bateria ou no cartão de memória. Esses itens foram trocados, mas as seções seguiram com os mesmos equipamentos.
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião