O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite de quarta-feira (1º) em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, para uma extensa agenda na fronteira. Ainda no aeroporto, foi recebido pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, pelo governador Orlando Pessuti e pelos candidatos ao governo do estado, Osmar Dias (PDT), e ao Senado, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). No primeiro compromisso oficial, Lula participou da abertura do 2º Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero no Mundo do Trabalho, no qual falou sobre questões de gênero, família, educação e saúde.
Acompanhado, entre outros, da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Lula destacou a importância das mulheres no desenvolvimento do país. "A desigualdade de gênero não cabe mais no Brasil do século XXI. Falta muito a se conquistar, e isso é o meu lado feminino que está falando. Mas, não é uma lei que resolve isso, uma lei começa a resolver, o que resolve é o processo de maturidade política de uma sociedade, é no dia a dia", observou ao lembrar que em oito anos foram editadas 46 medidas em favor das mulheres, como a ampliação da licença maternidade e a Lei Maria da Penha.
"Se eu perguntasse aqui quantos companheiros lavam suas meias e cuecas, nenhum diria que faz isso porque é trabalho de mulher. Ainda tem muitos aqui que vão para o banho e depois pedem a toalha, mas isso ainda vai acabar. Quem aqui senta na frente da televisão e fica pedindo para a mulher um cafezinho, uma cervejinha gelada, dizendo que não pode levantar porque o time dele está no ataque?", provocou ao encerrar dizendo que acredita que depois dele, o próximo presidente ainda fará muito pelo Brasil e pelas mulheres.
A abertura do evento contou ainda com o lançamento dos Princípios de Empoderamento das Mulheres Igualdade Significa Negócios. O documento estabelece sete diretrizes voltadas para a promoção plena de trabalhadoras na vida econômica, incluindo liderança, saúde, educação e transparência, e que possam garantir o tratamento igual entre homens e mulheres. A partir desta quinta, serão discutidas algumas das questões do equilíbrio envolvendo o gênero no mundo do trabalho e como essas relações se constituem no cotidiano.
A Itaipu Binacional e a Petrobrás foram as primeiras empresas do mundo a assinar a carta de compromisso contendo os Princípios de Empoderamento da Mulher. A Itaipu também é uma das empresas pioneiras do setor público que reserva em seu planejamento estratégico diretrizes para a equidade de gênero. Os princípios foram lançados pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas (Unifem) e pelo Pacto Global das Nações Unidas e tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Agenda
Nesta quinta-feira o presidente Lula e oito ministros inauguram o Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira e conhecem as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Também abrem o Seminário Latino-Americano da Rede de Acolhimento Familiar (Relaf), visitam as instalações e participam da aula inaugural para os primeiros alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Por fim, assinam o decreto que cria a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração Fronteiriça.
Pela segunda vez no Paraná desde o início da campanha eleitoral a primeira passagem pelo estado aconteceu no dia 31 de julho, em Curitiba Lula sobe novamente ao palanque como parte da estratégia para alavancar a candidatura de Osmar. Na tentativa de reverter a desvantagem na disputa política, o pedetista vem procurando aliar cada vez mais a sua imagem à de Dilma Rousseff e do presidente Lula. O comício está marcado para as 18h, na Praça da Bíblia, onde são esperadas cerca de 20 mil pessoas.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião