• Carregando...
Sérgio Cabral: se a eleição fosse hoje, governador do Rio seria reconduzido ao cargo | Marcos Michael / Divulgação
Sérgio Cabral: se a eleição fosse hoje, governador do Rio seria reconduzido ao cargo| Foto: Marcos Michael / Divulgação
  • Eduardo Campos: estrela do PSB.
  • Geraldo Alckmin: meu filho, em escola pública?

São Paulo - Em pelo menos sete dos oito estados pesquisados pelo Instituto Datafolha, a eleição para o governador seria definida no primeiro turno se o pleito fosse hoje, mostram os resultados dos levantamentos. Para vencer no primeiro turno, o candidato deve alcançar um porcentual maior de votos que os adversários – desconsiderando brancos e indecisos. A única exceção na pesquisa é o Rio Grande do Sul, onde o candidato Tarso Genro (PT) lidera a disputa pelo governo com 38% das intenções de voto. Segundo o instituto, o petista ampliou a dianteira para 11 pontos porcentuais em relação a José Fogaça (PMDB), que tem 27%. A atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), aparece com 16%.

Pernambuco é onde o cenário aparece mais definido. Com 62% da intenção de voto, o candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) foi o que atingiu a maior pontuação detectada pelo levantamento. Em segundo lugar na pesquisa aparece o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com 21%.

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) é outro candidato que levaria a eleição já no primeiro turno se o pleito fosse hoje. Segundo dados do Datafolha, o tucano aumentou sua vantagem na disputa pelo governo do estado de São Paulo e agora aparece com 54% das intenções de voto.

No Rio de Janeiro, o pleito também seria resolvido no primeiro turno, com o governador Sérgio Cabral (PMDB) sendo reconduzido ao cargo. De acordo com o instituto Datafolha, o peemedebista tem 57% das intenções de voto.Num distante segundo lugar, Fernando Gabeira (PV) tem 14%.

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), mantém a vantagem na disputa pelo governo do estado e, se as eleições fossem hoje, também seria eleito no primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha, o petista tem 45% das intenções de voto, mais do que a soma de seus adversários. Em segundo lugar aparece Paulo Souto (DEM), com 23%, e Geddel Vieira Lima (PMDB) vem em terceiro, com 10%.

Em Minas Gerais, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) permanece na liderança da corrida pelo governo do estado, com 26 pontos de vantagem sobre o atual titular do cargo, Antonio Anastasia (PSDB). De acordo com o instituto, Costa tem 43% das intenções de voto. O tucano marca 17%. Segundo a pesquisa, o número de indecisos em Minas segue alto: 24%. Outros 8% disseram que pretendem votar em branco ou nulo. Com esse cenário, Hélio Costa também venceria no primeiro turno.

No Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) lidera a disputa pelo governo com 41% das intenções de voto. Agnelo Queiroz (PT) aparece com 33%. Outros 15% não sabem ainda em quem votar, e 8% disseram que pretendem votar em branco ou nulo. Se mantido esse cenário, Roriz levaria no primeiro turno.

Serviço:

Em São Paulo, o Datafolha ouviu 2.040 eleitores. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 22.761/2010. No Rio, foram 1.246 eleitores. Registro no TSE sob o número 22.769/2010. Em Pernambuco, foram 1.094 eleitores. O registro é o 22.764/2010. Em Minas, foram ouvidos 1.264 eleitores. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 22.754/2010. No Distrito Federal, foram ouvidos 701 eleitores. Está registrada no TSE sob o número 22.752/2010. No Rio Grande do Sul, foram 1.196 eleitores. Registro no TSE sob o número 22.762/2010. Todas as pesquisas foram feitas de 9 a 12 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, exceto no DF, onde fica em 4%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]