O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, terá apenas 14 segundos a mais que seu principal adversário, Osmar Dias (PDT), para apresentar as propostas de governo dentro do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio que começa na próxima terça-feira (com os candidatos apenas à Presidência). Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) informou que Richa tem direito a 6 minutos e 47 segundos de aparição contra 6 minutos e 33 segundos de Osmar na propaganda eleitoral.
"Isso [a diferença de tempo entre Richa e Osmar] não é nada. Não existe uma diferença; os tempos são praticamente iguais e não significa qualquer tipo de vantagem", diz o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB).
O tempo de propaganda eleitoral é definido pelo tamanho da bancada de cada partido na Câmara Federal (quando os partidos estão coligados, os tempos se somam). O equilíbrio no tempo entre Richa e Osmar está no fato de que, apesar de agregar menos partidos na coligação, o pedetista conta com o apoio do PMDB e PT as duas maiores bancadas na Câmara de Deputados. Enquanto que o PSDB de Beto tem o apoio de 13 partidos.
Juntos, Richa e Osmar terão 74% do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Os outros seis candidatos terão juntos 4 minutos e 33 segundos. Dos concorrentes de partidos menores, quem terá mais tempo é Paulo Salamuni (PV), com 1 minuto e 9 segundos. Depois, vem Luiz Felipe Bergmann (PSol), com 55 segundos. Os candidatos Amadeu Felipe da Luz Ferreira (PCB), Avanilson Araújo do PSTU e Robinson de Paula (PRTB) terão cada um 51 segundos.
A propaganda eleitoral para os candidatos a governador será veiculada sempre às segundas, quartas e sextas-feiras no rádio e na televisão (às terças, quintas e sábados serão exibidas as candidaturas a presidente).
Luiz Felipe Bergmann será o primeiro candidato a se apresentar no primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita da eleição estadual. De acordo com o sorteio, divulgado ontem pelo TRE, depois de Bergmann será a vez de Richa, seguido pelo candidato Amadeu Felipe da Luz Ferreira, depois Robinson de Paula, Osmar Dias, Paulo Salamuni e, por fim, Avanilson Araújo. No dia seguinte, inicia-se o rodízio Richa, que era o segundo, passa a ser o primeiro e assim por diante.
Nacional
O tempo que cada candidato à Presidência da República terá no horário político ainda deve ser definido nesta semana. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a resolução que vai definir o tempo de cada presidenciável deve ser votada nesta semana. A ordem de aparição no primeiro dia de horário eleitoral gratuito já está definida: José Serra (PSDB) será o primeiro; a candidata do PT, Dilma Rousseff, será a quinta; e Marina Silva (PV), a oitava.