A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 23, mostra que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, deverá chegar com mais fôlego para a disputa do segundo turno. A avaliação é de Marco Antônio Carvalho Teixeira, cientista político e professor do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas.
"Um dado relevante da pesquisa é a avaliação de oscilação positiva de ótimo e bom do governo Dilma de 37% para 39%, mesmo na margem de erro, o importante é não cair", destaca. A mostra de hoje indica Dilma com 38% das intenções de voto no primeiro turno, contra 36% da pesquisa anterior, Marina Silva (PSB) com 29% contra 30% e Aécio Neves (PSDB) se mantendo em 19%.
Sobre a candidata do PSB, o cientista político avalia que mesmo oscilando um ponto para baixo, a pesquisa é positiva. "O tempo para o primeiro turno é muito curto, cerca de dez dias, então a estratégia de desconstrução da imagem de Marina já deve ter atingido seu efeito nas pesquisas."
Já com relação a Aécio Neves, Carvalho Teixeira acredita que dificilmente ela disputará o segundo turno, "porque se manteve nos 19% e sua candidatura não cresceu na velocidade que se imaginava". Ele destaca ainda que dez pontos porcentuais podem não parecer muita coisa numa eleição municipal, mas em um pleito nacional é uma diferença significativa, pois envolve eleitores de todo o País. "O cenário está se cristalizando", complementa.
A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo entrevistou 3.010 eleitores entre 20 e 22 de setembro em 206 municípios de todo o País, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado em 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-00755/2014.
- Ibope: sobe de 70% para 73% os que querem mudança
- Dilma amplia vantagem sobre Marina no primeiro turno, aponta pesquisa Ibope
- Governo não trata agricultura como deveria, diz Aécio
- Dilma vai para rua contra imagem de 'encastelada'
- Site de campanha de Aécio altera título de texto sobre fator previdenciário
- Programa de Luciana Genro propõe mudança estrutural
- Aécio diz que vai resgatar a confiança no Brasil
- Armínio diz que só vai para o governo com Aécio
- Candidatos do PR gastaram R$ 19,4 milhões em publicidade
- Aécio sobe tom sobre Marina em horário eleitoral
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Deixe sua opinião