A saúde precisa ser a prioridade do próximo governador do Paraná. A área recebeu 42% dos 26,3 mil votos entre os cinco itens saúde, segurança, educação, estradas e empregos da enquete realizada pela RPCTV entre os dias 16 de agosto a 13 de setembro em oito cidades - Curitiba, Paranavaí, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. A ação faz parte da campanha Voto Consciente, organizada pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), da qual a emissora de televisão e a Gazeta do Povo, entre outros veículos de comunicação, fazem parte.
O objetivo da ação é estimular o interesse dos eleitores para a importância do voto e para a discussão política. No segmento da saúde, 63% dos eleitores apontaram a reestruturação dos hospitais existentes e a construção de novas unidades como os itens que mais precisam melhorar.
O funcionamento de hospitais públicos do Paraná é tema recorrente nesta eleição, com informações divergentes entre os candidatos Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).
Ainda dentro desta área, foram mencionadas a necessidade de aumentar as equipes do SAMU, os leitos das UTIs, a oferta de exames e a distribuição de medicamentos.
A segunda área mais lembrada pelos eleitores que participaram da enquete foi a educação, com 8,8 mil votos (34%). Dentro deste item, a população apontou a necessidade de melhor qualificar os professores (30%) e aumentar a remuneração dos docentes (24%). Transporte escolar, educação integral, construção de novas escolas e ampliação e reforma das existentes também foram listados. Demais prioridadesA segurança aparece na terceira posição na lista de prioridades, sendo que apenas 13% das pessoas selecionaram o item na urna do Voto Consciente. Na sequência, aparecem empregos, com 7%, e estradas, 5%.
Quase metade dos eleitores pedem mais policiais na rua. Apesar das recentes rebeliões em várias regiões do estado nos últimos meses, apenas 13% dos eleitores apontaram a construção de cadeias como uma necessidade do Paraná.
As prioridades no campo do emprego tiveram um equilíbrio na votação. Cerca de 26% das pessoas gostariam de mais cursos de qualificação, enquanto 24% pedem que o governo apresente mais programas de incentivo a geração de empregos. Ainda, 22% pedem incentivos fiscais para atrair mais industrias e 21% apontam a criação de programas de inclusão para jovens e pessoas da terceira idade como prioridade.
Bastante polêmico no Paraná, o fim do pedágio aparece como o item mais votado (24%) dentro do tema estradas. Na sequência aparece baixar os preços dos pedágios (19%). A duplicação das rodovias estaduais, outro tema recorrente nos debates eleitorais deste ano, também aparece na lista de prioridades da população.
- Lula ataca imprensa em último comício antes da eleição
- Ibope registra pesquisa de boca de urna com 5 mil entrevistados
- Richa faz carreata no Uberaba com Ratinho Jr. e Ratinho pai
- Debate na TV e horário eleitoral terminam hoje
- PT ultrapassa os limites de utilização da máquina pública, diz Aécio
- Vereadores de Nova Londrina são presos por compra de voto com combustível
- Marina pede mudança no programa de TV para reforçar 'voto no 40'
- Aécio não votou texto sobre redução da maioridade penal
- Jornalistas da Gazeta comentam debate em tempo real
- Gleisi passa o dia na Grande Curitiba e destaca importância do 2º turno