Segundo os dados compilados pelo projeto Eleição Transparente durante o período eleitoral, as empresas de pesquisa foram alvo de aproximadamente 17% do total de ações judiciais relacionadas à divulgação de informações registradas no portal até 13 de outubro, atrás apenas do Google. Ao todo foram 31 ações contra empresas de pesquisa, originadas em 17 estados diferentes.
O estado que mais registrou processos desse tipo foi o Pará, com cinco ações contra o Ibope e uma contra o Datafolha. Em seguida, ficaram Paraíba, com cinco processos, Mato Grosso do Sul, com três, e Mato Grosso, São Paulo e Tocantins, cada um com dois processos.
A empresa que sofreu o maior número de processos foi o Ibope: 24 ações em 16 estados. Um dessas ações foi originada no Paraná, pelo candidato ao governo do estado pelo PRTB, Geonísio Marinho. Apesar de o Paraná ser o primeiro no total de ações contra a imprensa e a divulgação de informações, este foi o único processo registrado no estado contra empresas de pesquisa.
O projeto Eleição Transparente é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Google. As ações judiciais encontradas no portal foram registradas tanto pelas empresas que sofreram ações judiciais quanto pela equipe da Abraji.
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