Os candidatos à Presidência da República começaram a contar nesta semana com a presença de policiais federais organizando a segurança das campanhas. Entre os quatro candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto, só Eduardo Campos (PSB) abriu mão da escolta oficial.
Todos os candidatos à Presidência da República têm direito à requisitar proteção da Polícia Federal. Uma equipe liderada por um delegado acompanha o candidato 24 horas por dia, visita com antecedência os locais por onde o presidenciável passará, vistoria aeronaves que serão utilizadas por ele, orienta por onde o candidato deve circular nas agendas de rua e pode sugerir até alterações na rotina do presidenciável.
Desde 2002, na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a PF passou a manter o esquema de segurança até o dia da posse do presidente eleito. Em 1º de janeiro de 2011, quando tomou posse, a presidente Dilma Rousseff foi acompanhada por agentes femininas até a rampa do Palácio do Planalto.
Os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Pastor Everaldo (PSC) já passaram a fazer corpo-a-corpo nesta semana com proteção policial. Campos, num primeiro momento, sinalizou que pediria o acompanhamento policial, mas o PSB considerou desnecessária a presença dos agentes. Em 2010, sua atual vice de chapa, a ex-candidata Marina Silva (na época pelo PV), teve sua segurança reforçada por policiais federais. Já a segurança da candidata à reeleição Dilma Rousseff é de responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que se utiliza das informações de inteligência da Polícia Federal.
O departamento de Comunicação da PF informou que o serviço de acompanhamento foi oferecido a todos os candidatos à Presidência da República, mas os demais candidatos não responderam ao ofício.
- TRE-PR barra candidatura a governador do PRTB
- Dilma é a candidata com mais doações do agronegócio
- Confira o aproveitamento dos principais candidatos ao governo do PR
- TRE suspende serviços da Tenda Digital de Beto Richa
- Centrais sindicais vetam Padilha em palanque de Dilma em SP
- Em fala a evangélicos, Dilma cita salmo de David
- Candidato Ogier Buchi abre propaganda de TV no Paraná
- Ministério Público tenta mobilizar eleitores contra irregularidades
- Garotinho diz que levará Dilma a restaurante popular
- 'Caminhadas' marcam o sábado de campanha
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Deixe sua opinião