| Foto: Reprodução/aplicativo

Com as mudanças nas leis eleitorais para 2016, a seccional Paraná dos Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) resolveu contar com a ajuda dos eleitores para fiscalizar as possíveis irregularidades. Nesta segunda-feira (8) foi lançado o aplicativo para celulares “Contra o Caixa 2”, que permitirá qualquer cidadão denunciar problemas no pleito deste ano. As informações enviadas por meio do programa serão encaminhadas ao Comitê de Fiscalização Eleitoral da entidade.

CARREGANDO :)

“A denúncia será encaminhada para o TRE e protocolada por eles. O responsável pela denúncia será informado constantemente conforme o caso for atualizado. A denúncia pode ser feita de maneira anônima, mas pedimos que o denunciante se identifique para, caso haja necessidade de novas provas, o TRE poder entrar em contato”, explicou Zuleika Giotto, coordenadora do Comitê de Fiscalização Eleitoral da OAB-PR.

Veja também
  • ‘Medalhistas’ em reajustes, Fruet e Greca enfrentam fantasma da tarifa do ônibus
  • Candidatos a prefeito disputam “atestado de lernista” para alavancar campanhas
Publicidade

Mesmo com a possibilidade de denúncias anônimas, Zuleika acredita que não haverá criação de protocolos falsos. “Com a experiência dos outros anos, quem procura a OAB são pessoas que realmente viram ou sabem de algo irregular. O trabalho de fiscalização já existe faz três anos, mas apenas nesta eleição resolvemos lançar o aplicativo”, informou. Além do programa de celular, as denúncias também podem ser feitas a partir do e-mail denunciaeleitoral@oabpr.org.br ou pelo telefone 0800-642-9840.

O aplicativo tem um layout bem simples que facilita a utilização. O único botão inicial é para criar uma denúncia. Após clicar nele, o eleitor segue para um formulário pedindo profissão, CPF, nome, RG, e-mail telefone, estado, gênero e o relato. “O aplicativo será usado em todo o Brasil. Então é muito importante que [os denunciantes] coloquem o estado da denúncia”, disse a coordenadora.