O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), esteve em Brasília nesta quarta-feira (23) e segue na capital federal na quinta-feira (24). Além de encontrar o presidente Michel Temer (PMDB), ele esteve com ministros e parlamentares na posse do novo ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS). Greca também cumpriu agendas na Caixa Econômica Federal e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde propôs a realização de um mutirão de regularização fundiária.
“Viemos buscar a renovação de linhas de financiamento para mobilidade, saneamento e drenagem e habitação de interesse social junto à Caixa Econômica Federal”, relatou.
Depois dos compromissos dessa quarta-feira, o prefeito eleito mostrou-se satisfeito com as conversas.
“Foi um dia muito produtivo na construção da futura agenda de programas e obras da prefeitura de Curitiba. Estamos nos empenhando para não perder nenhuma oportunidade de satisfazer os anseios da população”, disse.
Na Caixa Econômica, Greca apresentou aos vice-presidentes de Governo e de Negócios da instituição a possibilidade de redirecionar os recursos previstos para a execução do Metrô para outros projetos, entre eles a conclusão da Linha Verde.
“Se não for viabilizado o metrô, estamos propondo uma alternativa que é a conclusão da Linha Verde entre Fazenda Rio Grande e Colombo, com o aval do governo do estado que também colocará dinheiro do Paraná Urbano”, comentou.
Greca disse ainda não ver problemas na mudança de aplicação dos recursos destinados ao metrô, que somam R$ 1,8 bilhão, uma vez que o valor foi liberado para ser usado com mobilidade e não especificamente com um único projeto. Pela proposta de Greca, o dinheiro também contemplaria a reforma de 13 terminais de transporte, a construção de 9 trincheiras na Linha Verde e de outras 20 dentro da cidade, e a implantação de um eixo de BRT (faixa exclusiva para ônibus) entre Araucária e Boqueirão.
Greca acrescentou que, num primeiro momento, não vai discutir a implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) – uma das promessas de sua campanha para melhorar a situação do transporte em Curitiba.
Greca quer evitar interrupções na prestação de serviços durante a transição
Leia a matéria completaAlém disso, o prefeito eleito deve rever junto à equipe do banco alguns projetos trabalhados na gestão de Gustavo Fruet (PDT). Ele adiantou que deve manter as propostas voltadas para habitação popular.
Mais agenda
Na quinta-feira pela manhã, Rafael Greca se reúne com o ministro da Saúde, o paranaense Ricardo Barros (PP), com a intenção de conversar sobre o plano de combate à dengue estruturado por sua equipe.
Também há chances de que o prefeito eleito seja recebido pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), com quem discutiria as possibilidades de reabrir 47 berçários em Curitiba. A agenda do prefeito eleito prevê ainda reuniões no Ministério das Cidades.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião