Recadastramento
Depois de anunciar um novo recadastramento de funcionários, a Assembleia Legislativa (AL) do Paraná voltou atrás e disse que fará apenas uma conferência da documentação dos servidores do setor administrativo da Casa. A nota que falava sobre o novo recadastramento, publicada no site da AL no final da tarde de quinta-feira (17), foi tirada do ar.
A Assembléia Legislativa (AL) do Paraná continua publicando diários avulsos. De acordo com a reportagem do ParanáTV 2ª edição, desta sexta-feira (18), pelo menos três avulsos foram produzidos desde 31 de maio. A publicação de atos em diários avulsos faz parte das denúncias apresentadas pela Gazeta do Povo e pela RPCTV na série "Diários Secretos".
A apuração feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) comprovou que as publicações avulsas encobriam atos ilegais e provocavam prejuízos de milhões aos cofres públicos do estado. Os promotores protocolaram uma ação civil pública pedindo o fim os diários avulsos. O processo foi encaminho a Justiça no dia 13 de maio, mas até agora não houve resposta.
No começo de abril, o presidente da Assembleia, o deputado Nelson Justus (DEM) concordou que os diários avulsos dificultam a fiscalização e prometeu que este tipo de publicação acabaria. Mas a reportagem do telejornal mostrou que de acordo com o site da AL, dois diários avulsos foram divulgado em 31 de maio e outro em 1º de junho.
O diretor da gráfica da Assembleia, Luiz Carlos Monteiro, disse que os diários avulsos continuam a existir porque o regimento interno prevê que os projetos de emenda constitucional sejam publicados desta forma.
Assista à reportagem em vídeo
Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares