Reprodução da capa do site em que o leitor poderá fazer a sua consulta aos diários pesquisados pela reportagem| Foto:

Veja que Nelson Justus anunciou que Diários da Assembleia estarão na Internet em 60 dias

CARREGANDO :)
Confira como consultar a base de dados
CARREGANDO :)

A equipe de repórteres da Gazeta do Povo e da RPCTV teve acesso a exatos 724 diários oficiais da Assembleia Legislativa do Paraná, publicados entre 1998 e 2009. Para possibilitar o cruzamento de informações, os jornalistas digitaram em uma planilha todas as movimentações de funcionários. Parte desta planilha, referente aos últimos quatro anos de pesquisa, se transformou no site "Por dentro dos diários secretos" que compreende um grande sistema de busca que possibilitará ao leitor verificar os dados dos diários analisados. (Leia o tutorial para tirar dúvidas sobre a navegação).

Publicidade

Foram mais de 15 mil linhas copiadas caractere por caractere, distribuídas em mais de 20 colunas de informação, além de cinco revisões. Entre os dados registrados destacam-se o nome do servidor, local de trabalho, cargo exercido e se era um posto comissionado ou concursado.

Essa base de dados foi a pedra fundamental da série "Diários Secretos", publicada durante a última semana. Graças a ela foi possível entender a lógica do funcionamento dos diários oficiais, qual o papel que os diários avulsos desempenham, como os atos secretos são camuflados, além de identificar uma série de funcionários fantasmas e fazer comparações entre os servidores que aparecem como contratados na base de dados e os que tiveram o nome divulgado pela assembleia na chamada lista da transparência.

No site especial "Por dentro dos diários secretos" é possível realizar buscas pelo nome do servidor, local de trabalho, diário em que a movimentação foi publicada ou então pelo número do ato/portaria. Também estarão disponíveis filtros de busca, de maneira que é possível visualizar somente contratações, demissões, aposentadorias ou o tipo de ocorrência que o internauta escolher. São 23 filtros no total.

A versão da base na internet compreende as publicações entre janeiro de 2006 e março de 2009. Optou-se por divulgar somente esse período por ser aquele que a reportagem conseguiu as informações mais precisas.

Todos os diários numerados publicados nesse período de tempo foram obtidos pela equipe de reportagem, além de diversos diários avulsos. Essa base de dados mais recente concentra 526 dos 724 diários oficiais conseguidos pelos repórteres e conta com mais de 8 mil linhas de informação.

Publicidade

Assim, é possível dizer que os dados que o internauta vai visualizar no site são absolutamente fiéis aos que a assembleia mantém em seus registros e qualquer ressalva só pode ser feita com a revelação de um dos 2.178 atos secretos.

Além de usar o sistema de busca, o internauta poderá baixar no seu computador a página do diário oficial onde aparece a movimentação. É só clicar no ícone onde aparece o atalho para o documento em formado pdf.

Há ainda uma lista de 120 páginas com todos os atos da assembleia e o diário em que cada um deles pode ser encontrado. Considerando a ordem numérica, a assembleia deveria ter publicado 5.494 atos no total. Contudo, como já noticiado pela Gazeta do Povo e pela RPCTV, a casa não disponibilizou 2.178 atos em nenhum diário numerado ou avulso. Para esses atos, ao invés do número do diário, aparece a palavra "secreto".

Publicidade