O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quinta-feira (9) ser necessário que o PSDB, neste momento, tenha o foco voltado para a busca de uma estratégia vencedora na composição da chapa que concorrerá nas eleições presidenciais de 2010. "É hora de estar olhando para uma coisa: como é que se pode ganhar a eleição e quais são as melhores condições para ganhar. Esta é minha posição. Neste momento, ainda não se sabe qual é a condição para ganhar", afirmou ele, em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com o tucano, "o saudável para o PSDB é chegar a uma unidade de vistas, seja de chapa única, seja com um dos dois candidatos, seja uma aliança com outros". "Acho que o importante é que possamos convergir", disse. Porém, ele afirmou que uma aliança com outros partidos "depende das circunstâncias". "É muito cedo para isso, nós vamos ver só no ano que vem.
FHC reiterou que o partido ainda tem dois pré-candidatos, o governador de São Paulo, José Serra, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. "Ambos têm condições de ser candidatos, o que nós precisamos é ver como é que isso vai evoluir de modo a ter o apoio de todos. Qualquer solução é boa, desde que tenha suporte das várias correntes do partido e da opinião pública", avaliou. "Se não houver convergência anterior à prévia, faz-se a prévia. Se isso vai resultar em uma chapa puro-sangue ou aliança também depende das circunstâncias.
- Aécio faz campanha no Congresso por prévias no PSDB
- Lula pode virar enredo na Sapucaí em 2010
- Projeto no Senado prevê 3 meses de propaganda eleitoral no rádio e na TV
- Múcio critica coordenação da campanha antecipada de Dilma à Presidência
- Aécio não vê presença de Dilma em Minas Gerais como pré-campanha
- PSDB protocola representação contra propaganda do programa "Minha Casa, Minha Vida"