O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta sexta-feira (30) que não participou do Fórum Econômico Mundial em Davos neste ano porque foi lá "quando achou interessante". Lula participou do Fórum Social Mundial em Belém (PA) nesta quinta-feira (29) e encontrou-se nesta manhã com representantes da organização do evento.
Questionado sobre a sua ausência em Davos, Lula disse que não tinha nenhum compromisso de ir para o evento na Suíça, que reúne líderes das principais economias para discutir a crise financeira internacional.
"Eu não desisti de ir a Davos porque eu não marquei de ir a Davos. Eu fui a Davos quando achei que era interessante ir e vou ao Fórum Social quando eu acho que é interessante ir."
Lula afirmou que a edição de Belém do Fórum Social Mundial está "recuperando o prestígio do evento". "Em um encontro representativo, como este, de boa qualidade, acho que um presidente não poderia deixar de participar de forma nenhuma."
O presidente afirmou ainda que seria impossível que não acontecessem críticas ao Brasil no Fórum de Belém, mas defendeu a política do governo para a Amazônia e a soberania do país sobre a região. "As pessoas que visitam o Brasil precisam saber do seguinte: tomem conta do que é seu, que o Brasil toma conta do que é dele."
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião