O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu recorde histórico de avaliação, com 73% de aprovação, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira.

CARREGANDO :)

Na pesquisa anterior, em setembro, o governo Lula tinha 69% de aprovação, considerando os que o avaliam como ótimo ou bom. A avaliação positiva do governo Lula supera até a do governo José Sarney, em 1986, com 72% no auge do Plano Cruzado, disse a coordenação da pesquisa.

Já a avaliação ruim ou péssima do governo Lula oscilou para 6%, contra 8% em setembro.

Publicidade

A aprovação do presidente Lula subiu de 80% em setembro para 84% em dezembro. A confiança em Lula chegou a 80%, ante 73% em setembro.

A nota média ao governo Lula passou de 7,4 em setembro para 7,8 em dezembro.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 municípios do país entre os dias 5 e 8 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Crise ajudou

A CNI avaliou que o recorde de popularidade do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é fruto da postura do Planalto frente à crise financeira internacional.

Publicidade

Para o diretor de relações institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, a crise conseguiu aumentar ainda mais a já popularidade de Lula. "Nós entendemos que já havia uma tendência de crescimento do presidente, mas a crise surpreendentemente reforça a avaliação positiva. Boa parte da população conhece a crise e entende que as medidas do governo contra a crise representam impactos positivos ao próprio governo", disse.

Guarita ressaltou que o presidente obteve os melhores resultados se comparado a qualquer chefe de Estado brasileiro. Segundo ele, os efeitos da crise não atingiram Lula porque grande parte dos brasileiros ainda não sente suas conseqüências. "Quase metade da população não pretende mudar o seu padrão de consumo ou poupança", afirmou.

Veja também
  • 47,8% dos brasileiros não conhecem Dilma Rousseff, diz pesquisa
  • Aprovação do governo Lula aumenta e bate novo recorde