O governo vai garantir o reajuste de 5% para os sete milhões de aposentados da Previdência que ganham acima de um salário mínimo. De acordo com o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), será editada uma nova Medida Provisória até o final da tarde de quarta-feira com o aumento.
À meia-noite de quinta-feira, a MP que concedeu o reajuste aos aposentados em abril perde a validade. Como governo e oposição vem travando uma batalha sobre os valores do aumento, com os oposicionistas querendo estender o índice de 16,67% dado aos que ganham um salário mínimo à todos os aposentados, uma nova MP terá que ser editada.
- Amanhã pela manhã (nesta quarta-feira) o ministro do Trabalho (Luiz Marinho) e representações dos aposentados vão se reunir para ajustar os detalhes. Mas no essencial, o governo vai garantir o compromisso que é o reajuste de 5%. Isso será definido nas próximas 24h.
Fontana esclareceu que nunca houve a possibilidade de o governo dar um aumento inferior a 5%. Durante o dia, foi cogitado uma reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente aos últimos doze meses, o que seria equivalente a 3,14%.
- Não existe nenhuma possibilidade do reajuste baixar dos 5% que já estão em vigor, tendo apenas a pura reposição da inflação.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia