Tupiniquins e guaranis voltarão à área que disputam com a Aracruz Celulose, no norte do Espírito Santo, nesta quarta-feira. Os índios ainda não sabem se vão manter a derrubada de eucaliptos. De acordo com o cacique Jaguareté, a decisão será tomada por todo o grupo nesta quarta-feira.
Apesar de garantir que os indígenas vão para a área disputada, o cacique salientou que existe a possibilidade de não haver protesto, já que os índios foram informados que a Fundação Nacional do Índio (Funai) já protocolou parecer junto ao Ministério da Justiça.
O cacique Jaguareté informou que as tribos querem uma cópia desse protocolo. Em relação a reunião com o prefeito de Aracruz Ademar Devens, realizada durante a tarde, o chefe da tribo revelou que o administrador municipal queria apenas se inteirar dos fatos.
Durante toda a manhã desta terça-feira os indígenas continuaram a cortar pés de eucaliptos. Nos últimos dias foram derrubadas cerca de 36 hectares de uma plantação de eucaliptos da empresa. Segundo a Aracruz Celulose, os prejuízos já chegam a R$ 1 milhão.
Em nota, a Aracruz condenou as ações dos índios. A companhia entende que quaisquer reivindicações devem ser conduzidas dentro lei, para conquistar legitimidade e o aval da sociedade. De acordo com a nota, o que vem ocorrendo, ao contrário, é o desrespeito ostensivo às instituições. A empresa continua afirmando que as invasões põem em cheque investimentos, empregos, e o desenvolvimento futuro não apenas de um setor produtivo, mas de todo o país.
Um estudo feito pela Funai há nove anos aponta que 11 mil hectares usados pela empresa seriam de seis aldeias de tribos Tupi e Guarani de Aracruz. Está nas mãos do presidente da Funai em Brasília, Mércio Pereira, um parecer da Procuradoria Geral em favor dos índios. O documento está pronto há duas semanas, mas ainda não foi entregue ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que vai decidir quem vai ficar na terra.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião