O ministro da Defesa, Nelson Jobim, indicou nesta quinta-feira (20) o economista Marcelo Pacheco dos Guaranys para o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

CARREGANDO :)

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa, a indicação tem o aval do ministro da Fazenda, Guido Mantega. No entanto, o nome será submetido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou a Defesa. Em seguida, a indicação será apreciada pelo Senado, onde Marcelo dos Guaranys passará por uma sabatina.

Marcelo Pacheco dos Guaranys é coordenador-geral de Transportes e Logística da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. É o terceiro nome escolhido por Nelson Jobim para a diretoria da Anac. Segundo a assessoria da Defesa, o presidente Lula aprovou a indicação da economista Solange Vieira para ocupar uma diretoria da Anac.

Publicidade

Já o brigadeiro Allemander Jesus Pereira Filho, primeiro indicado por Jobim para a Anac, foi sabatinado nesta quinta pela Comissão de Serviços de Infra-estrutura do Senado. A indicação do brigadeiro para a diretoria de Segurança Operacional da Anac, no lugar de Jorge Velozo, foi aprovada por unanimidade, mas ainda depende da aprovação do plenário.

Trocas

Três diretores da Anac pediram demissão após a posse de Nelson Jobim no Ministério da Defesa: Denise Abreu, Jorge Velozo e Leur Lomanto. Ex-diretora de Serviços Aéreos e Relações com Usuários, Denise Abreu foi a primeira a ceder a pressão e renunciar ao cargo. Ela é acusada de ter encaminhado documentos sem validade legal para a Justiça Federal de São Paulo para liberar as operações de alguns tipos de aeronave no Aeroporto de Congonhas. Após a saída de Denise Abreu, mais dois diretores -Jorge Velozo e Leur Lomanto - apresentaram a carta de demissão.