O desembargador federal paranaense Joel Ilan Paciornik foi indicado para uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela presidente Dilma Rousseff na quinta-feira (25). Atualmente, Paciornik atua no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele deve assumir a vaga deixada pelo ministro Gilson Dipp.
O desembargador Antônio Saldanha, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), também foi indicado para uma vaga no STJ, em substituição ao ministro Sidinei Beneti.
Os indicados pela presidente devem passar por avaliação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, caso aprovados, serão sabatinados pelo plenário da casa.
Paciornik
Joel Ilan Paciornik nasceu em Curitiba, em 1965. É formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, que atualmente integra o Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Ingressou na magistratura em 1992, quando foi aprovado no concurso para juiz federal substituto da 4ª Região.
O magistrado foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral; também foi titular da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba. Em 2006, foi convocado para ser desembargador no TRF-4, em 2006.
Paraná
Atualmente, o Paraná tem três representantes no STJ: o ministro Sérgio Luiz Kukina, o ministro Néfi Cordeiro e o ministro Felix Fischer, que nasceu na Alemanha, mas fez sua carreira no Ministério Público do Paraná, onde atuou por 23 anos.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Brasil deve passar os EUA e virar líder global de exportações agropecuárias
O que dizem as pesquisas sobre educação integral, obsessão do MEC de Lula
Deixe sua opinião