Somente após a confirmação oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ocorrer nesta quarta-feira (21), de que o deputado federal paranaense Reinhold Stephanes (PMDB) será o novo ministro da Agricultura, é que os líderes ligados ao setor no Paraná vão emitir opiniões a respeito da escolha.
Na semana passada, os dirigentes falaram sobre a indicação de Odílio Balbinotti (PMDB) para a pasta, que acabou não ocorrendo, pois o deputado foi obrigado a refugar o cargo depois de ter sido revelado que ele respondia processo judicial, acusado de usar laranjas para conseguir empréstimos bancários, como revelou o jornal "O Globo".
Com receio de que algo "estranho" possa ocorrer novamente, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) vão aguardar o anúncio oficial feito pelo presidente Lula, para aí sim comentar sobre a escolha de Stephanes.
Já o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Muller, aprovou a possível indicação do deputado federal Reinhold Stephanes para o ministério da Agricultura. Assim como falou sobre a indicação de Odílio Balbinotti, Muller ressaltou a importância de um ministro paranaense para o estado.
"Além de ser do Paraná, o que é bom para o estado, ele tem bastante conhecimento técnico e influência política. É mais um paranaense como ministro e assim vamos abrindo espaço político em Brasília", afirmou Muller, citando o ministro Paulo Bernardo do Planejamento.
Mesmo com as ações mais voltadas para o ministério do Desenvolvimento Agrário, a Fetaep aprova o nome do deputado federal paranaense como novo ministro da Agricultura.
- Lula anuncia Stephanes nas próximas horas como novo ministro da Agricultura
- Lula desconversa sobre Stephanes na Agricultura e avisa que anúncio só sai na quarta-feira
- Conheça a biografia de Reinhold Stephanes: de Geisel a Lula
- Mesmo antes do anúncio, políticos parabenizam Stephanes
- Stephanes é escolhido para a Agricultura, diz jornal