O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 16h20 a seu apartamento, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, após a primeira sessão de quimioterapia realizada no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Lula luta contra um câncer na laringe. O ex-presidente entrou direto pela garagem e não falou com a imprensa.

CARREGANDO :)

Segundo o diretor presidente do Instituto Cidadania e amigo pessoal de Lula, Paulo Okamoto, o ex-presidente está ótimo e bem humorado após o início do tratamento. "Ele está ótimo, bem humorado, discutindo política, programas de saúde e como melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS)."

Segundo Okamaoto, Lula reclamou um pouco de fome nesta terça, mas não houve problemas no tratamento. O diretor do Instituto Cidadania disse que esse é um momento difícil para Lula e que o ex-presidente não se incomoda em perder a barba.

Publicidade

"Quando a gente tem de enfrentar uma doença grave, é um momento difícil. A gente já esteve muitas vezes juntos, em greves difíceis, disputas eleitorais difíceis, mas a doença também é um processo muito difícil, que diz respeito à pessoa. Sempre abala um pouco. Mas estamos confiantes, ele é um guerreiro", afirmou Okamoto.

Um motorista de caminhão aposentado e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Bernardo do Campo fizeram homenagens a Lula em frente ao prédio onde ele mora. O PT afixou um cartaz em que se lê: "Lula, o mundo precisa de você. Força, companheiro!".

Já o aposentado Eduardo Braghirolli pedalou cerca de 10 km de Santo André, também no ABC paulista, uma bicicleta com cartazes de apoio a Lula. As faixas diziam: "As coisas fáceis são dos covardes. As coisas difíceis são para os heróis. Força Lula" e "Lula, o Brasil precisa de você".

"O Lula precisa se preocupar com a saúde dele. Ele tem de fazer uma pausa agora. O Brasil precisa dele pela força que ele tem. Ele é um sábio", disse o aposentado.

Publicidade