A comentarista de política Cristiana Lôboafirmou nesta quinta-feira (13) que a oposição se reunirá nas próximas horas para pedir que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se afaste do cargo.
Na opinião de Cristiana, que é comentarista da Globo News e blogueira do G1, esse manifesto "enfraquece" Renan. "Vou dar uma notícia de primeira mão para vocês. Hoje à tarde, os senadores de oposição vão soltar manifesto onde pedirão o afastamento do presidente do Senado. Isso enfraquece politicamente o senador de maneira muito evidente", afirmou aos internautas.
A reunião das bancadas do PSDB e Democratas servirá, oficialmente, para que eles decidam um comportamento padrão dos dois principais partidos de oposição ao Palácio do Planalto para
Renan escapou da cassação, em sessão secreta do plenário, após ser acusado por quebra de decoro parlamentar. Por 40 votos contra sua cassação, 35 a favor e seis abstenções, Renan continuará com o seu mandato. O senador alagoano era acusado de pagar despesas pessoais com recursos do lobista Cláudio Gontijo, funcionário da construtora Mendes Júnior.
Ainda no chat, Cristiana Lôbo afirmou que a imprensa recebeu a notícia da absolvição com surpresa, uma vez que a maioria dos senadores indicavam que votariam pela cassação. "Essa surpresa nos elevou a crer que senadores esconderam votos. Seguramente se a sessão fosse aberta, já mudaria um pouco [o resultado]."
Para a blogueira, a votação deixou claro que a relação pessoal e amizade dos senadores falou mais alto do que a análise técnica do processo. "O senador Francisco Dornelles disse que Renan tinha cometido no máximo crime fiscal. Mas isso é quebra de decoro, mentir é quebra de decoro. A amizade valeu muito mais."
Dia seguinte
Cristiana Lôbo informou que Renan Calheiros não saiu de casa na manhã desta quinta. "Ele acha que vencer, mas não há motivo para comemorações. Os processos não acabaram e ele acha que o melhor caminho pe o recolhimento", afirmou aos internautas. Na avaliação da comentarista, Renan não se afastará do cargo e, caso ele tire férias, será por um período pequeno.
Em relação aos demais processos que correm contra o senador, Cristiana Lôbo disse acreditar que o primeiro era o mais importante. "Só deve ocorrer alguma novidade ou mudança no caso do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia do procurador contra Renan." Corre no Supremo um inquérito contra o senador.