O plano de vôo do avião Legacy, que atingiu o Boeing 737-800 da Gol no acidente que matou 154 pessoas há dez dias, mostra que o jato da Embraer não deveria estar a 37 mil pés de altitude no momento da colisão, segundo reportagem do Jornal Nacional, nesta segunda-feira.
De acordo com o plano de vôo, assinado por Welder Cabreira, da Embraer, e aprovado pelo sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, o Legacy deveria ter mudado de altitude depois de sobrevoar Brasília. Em reportagem exibida neste domingo pelo Fantástico, os pilotos do Legacy confirmaram que estavam na mesma altitude do avião da Gol.
O Legacy decolou de São José dos Campos (SP) e tinha autorização para voar a 37 mil pés somente até Brasília, como informa o plano de vôo. Ao passar pela capital federal, o avião deveria descer para 36 mil pés e manter essa altitude por cerca de 513 km, até a Posição Teres, um ponto virtual de controle aéreo.
Quando passasse pela Posição Teres, o Legacy deveria subir para 38 mil pés. Segundo especialistas, essa subida de dois mil pés leva aproximadamente um minuto e equivale a 15 quilômetros. No momento da mudança de altitude, os dois aviões ainda estariam a 600 quilômetros um do outro - a Posição Teres fica a 307 quilômetros do local da colisão.
Especialistas afirmam que o Legacy deveria ter mantido o plano de vôo original, mesmo que estivesse sem comunicação com o centro de controle aéreo, e que qualquer mudança teria de ser pedida e autorizada pelo sistema de controle.
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