Atualizado em 16/10/2006, às 18h31

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O mau tempo na praia de Manguinhos, no litoral do Espírito Santo, fez a FAB suspender, nesta segunda-feira, as buscas aéreas pelas três vítimas do avião bimotor que ainda não foram resgatadas. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira, vitimando seis pessoas da mesma família. O grupo da FAB está no aeroporto de Vitória aguardando nova autorização para voar. Bombeiros e a Marinha continuam as buscas na região, que recomeçaram nesta segunda às 8h. O Corpo de Bombeiros faz buscas por toda a extensão da praia, onde a chuva dificulta ainda mais o trabalho de resgate dos corpos.

Neste domingo, pescadores da Praia de Manguinhos encontraram três corpos e destroços da aeronave Seneca modelo PA-34m, prefixo PT-ISF. O avião era do tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Alduíno Coutinho de Souza. Ele mesmo estava no comando da aeronave, que levava cinco pessoas de sua família. O bimotor ia do Rio para Porto Seguro e fez uma parada para abastecimento em Vitória.

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Até agora não se sabe as causas do acidente, mas equipes de resgate dizem que há indícios de que o avião caiu no mar.

Os corpos resgatados neste domingo são da professora Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, de 48 anos, mulher do tenente-coronel; de um dos filhos do casal, Alduíno Oliveira de Souza, de 26; e da namorada dele, Luana Pimentel Guimarães Santos, de 25 anos. O enterro será no Rio de Janeiro, onde todos moravam. O traslado das vítimas já identificadas será feito por um avião da FAB. Os familiares esperam que os documentos cheguem do Rio para a liberação dos corpos.

Também viajavam no bimotor o outro filho do casal, Rafael Oliveira de Souza, de 24 anos, e sua namorada Fátima Campos Lopes, de 26 anos.

Familiares têm poucas esperanças de encontrar Alduíno, Rafael e Fátima com vida, segundo uma das irmãs do piloto, Leila Coutinho.

Trabalham nas buscas 40 homens e dois aviões da Força Aérea Brasileira um helicóptero da Polícia Militar capixaba, e agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e da Capitania dos Portos, além de lanchas particulares.

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Também foram encontrados neste domingo o plano de vôo do avião bimotor e a carteira do tenente-coronel. Roupas e outros objetos pessoais das vítimas foram levados para o Quartel da Polícia Militar, na capital capixaba. Moradores viram os primeiros corpos - das mulheres - por volta de meia-noite e quinze e entraram em contato com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que levou as vítimas para o Departamento Médico Legal. Pela manhã, foi encontrado o corpo do rapaz.

Fim de semana em Porto Seguro

A família saiu do aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na sexta-feira, e seguiria para Porto Seguro, na Bahia. Antes, fez uma parada para abastececimento em Vitória, no Espírito Santo.

O bimotor perdeu contato com torre de controle enquanto sobrevoava a região de Aracruz, no norte do estado, 13 minutos após decolar do Aeroporto Eurico Salles.

Um irmão do piloto, Danilo Coutinho de Souza, disse que o coronel da FAB era um piloto experiente e já tinha voado todo o Brasil com a aeronave que caiu. Leila Coutinho, outra irmã, confirma, dizendo que o irmão era muito cuidadoso com a manutenção do avião:

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- (Ele) sempre estava fazendo reparos, colocando peças novas. Ele me falou que ia viajar todo contente com a família, passar o fim de semana em Porto Seguro - disse.

De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil, os documentos do avião e do piloto estão em ordem. Ainda de acordo com a Anac, a aeronave havia passado por uma revisão há pouco tempo.

Anac inicia investigação sobre acidente

A Anac designou o tenente coronel Marcos Aurélio Salgueiro para investigar as causas da queda do avião. Salgueiro chegou ao Espírito Santo, neste domingo, e vai ficar por tempo indeterminado.

Salgueiro disse que as peças encontradas até o momento pelas equipes de resgate da FAB, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e do Grupamento Aéreo do estado não contribuem para as investigações. Para descobrir a causa do acidente, segundo ele, será necessário encontrar o painel de controle da aeronave.

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- Se não encontrarmos a aeronave como um todo, os motores e a parte do painel, será praticamente impossível chegar a uma conclusão. Podemos chegar as hipóteses, mas conclusão sem encontrarmos a aeronave é impossível - afirmou.

Segundo o tenente coronel, as condições climáticas no norte do Espírito Santo podem ter contribuído para o desaparecimento do bimotor. Nas proximidades da área em que o avião se encontrava quando perdeu contato com a torre de comando, o tempo estava nublado, com garoa e pancadas de chuva rápidas, porém de grande intensidade.

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