A comissão executiva do Partido Verde se reúne na sede do partido para discutir a coligação partidária para as eleições municipais de 2012 em Curitiba| Foto: Sionelly Leite / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Reunido na manhã desta sexta-feira em Curitiba, o Partido Verde (PV) se definiu pelo apoio ao ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) na disputa das eleições municipais em outubro. Ao justificar a escolha, os dirigentes da legenda disseram que a linha ideológica seguida por Fruet é a que mais se aproxima das ideias do PV.

CARREGANDO :)

Até o final de abril, os verdes caminhavam no sentido de apoiar o deputado federal Ratinho Jr. (PSC). No entanto, o voto favorável do parlamentar na discussão do Código Florestal no Congresso afastou essa possibilidade. No cenário, então, restaram Fruet e o atual prefeito Luciano Ducci (PSB). "Não foi uma decisão fácil, pois tínhamos propostas tentadoras tanto do prefeito quanto do Ratinho", revelou a presidente estadual do PV, deputada federal Rosane Ferreira. "Mas a diferença é que vemos no Gustavo uma nova história. Acreditamos que ele pode resolver uma série de problemas da cidade."

Segundo Rosane, além de Fruet ter oferecido a participação direta na coordenação da campanha, pesou na escolha o fato de a legenda ter convidado o ex-parlamentar para se filiar ao PV ao longo do ano passado. "Não teria sentido não estarmos com ele agora. Precisávamos manter a coerência", justificou. "Sabemos que estamos abrindo mão de estar no governo do estado pelos próximos dois anos e meio, mas apostamos na proposta do Gustavo."

Publicidade

Na disputa da eleição proporcional para a Câmara de Vereadores, existe a chance de PDT, PT e PV formarem um chapão único, que teria 76 candidatos. Uma outra possibilidade, porém, é um dos partidos sair em uma chapa pura, com 57 candidatos. Essa questão deve ser definida nos próximos 15 dias.

Comemoração

Gustavo Fruet, que esteve reunido com o PV na manhã desta sexta-feira para fechar o acordo, comemorou a entrada da legenda em sua campanha. "Isso nos dá consistência e cristaliza definitivamente nosso nome. Com o PV, teremos pelo menos seis minutos de TV, sem contar a rede silenciosa de apoiadores espalhada pela cidade", afirmou. "O PV é um marca forte, que trabalha com os mesmos princípios que defendemos: cidade sustentável, economia verde, saúde pública."

Principal articulador da candidatura de Fruet, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), ressaltou que será preciso o apoio de todos que puderem ajudar para vencer a eleição da capital. "O PV tem bons quadros, com penetração tanto na classe média quanto nas camadas populares. Eles nos ajudarão a formular um programa de governo à altura do que Curitiba precisa, para mudar o atual modelo de administração, que já se esgotou", disse.

Veja também
  • TRE-PR proíbe veiculação de comerciais do PDT com Fruet
  • Em primeira reunião com PT, Fruet fala de Lula e posto de vice na chapa
Publicidade