O vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou nesta quinta-feira (6) que uma das prioridades do segundo governo da presidente Dilma Rousseff será recompor a base aliada no Congresso. O deputado e outros cerca de 50 petistas participaram de um coquetel no Palácio da Alvorada na noite desta quinta."Fomos eleitos novamente e agora temos que recompor a base. Esta é a palavra de ordem. Uma nova base no Congresso", afirmou.
O deputado defendeu ainda que os parlamentares não façam um terceiro turno entre partidos governistas e oposição.Guimarães disse ainda que o partido está à disposição da presidente para ajudar na relação com o Congresso e disse que Dilma defendeu um "novo marco" na relação.
De acordo com parlamentares presentes no encontro, as conversas giraram em torno de amenidades mas o contato com a presidente foi entendido como uma importante abertura de diálogo com o governo. "Ela nos cumprimentou muito gentilmente, fez comentários rápidos e bem humorados. Acho que foi um contato social acima de tudo. É comum que parlamentares gostem de estar juntos à presidente da República. É um bom começo de um diálogo de conteúdo político mas que não era o caso hoje. Eu avalio, tinha ali uma alegria contida pelo resultado das eleições", disse o vice-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP).
Em um clima de descontração, Dilma conversou individualmente com os parlamentares e tratou de assuntos diversos. "Mas não falamos de política", afirmou o senador Paulo Paim (RS). Segundo relatos, Dilma não fez discurso e não fez pedidos diretos, como um maior apoio no Congresso ou deu uma sugestão para a questão da presidência da Câmara no ano que vem.
"Não teve uma solenidade como é padrão do PT. Teve muitas conversas paralelas e bilaterais. Todo mundo se colocando à disposição da presidente, para ajudar no diálogo. Novo marco na relação de diálogo com a sociedade", afirmou o vice-presidente do PT, o deputado José Guimarães (CE).Mais de 50 petistas, entre ministros, governadores eleitos e parlamentares estiveram presentes no encontro.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump
Deixe sua opinião