O relatório preliminar da Aeronáutica sobre o acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol não aponta culpados para o choque. O documento, que só será divulgado na próxima quinta-feira, apenas lista fatores que levaram ao acidente. O Jornal Nacional, que teve acesso exclusivo ao relatório, divulgou nesta terça-feira que, pelos dados do documento, o plano de vôo não foi cumprido. O Legacy voou o tempo todo a 37 mil pés, na mesma altitude do Boeing, quando, pelo plano de vôo, o Legacy deveria voar a uma altitude de 37 mil pés até Brasília. Um pouco à frente deveria descer a 36 mil pés. Em outro ponto da rota, mais ou menos 500 quilômetros adiante, outra mudança: deveria subir para 38 mil pés.
Ainda segundo o relatório divulgado pelo Jornal Nacional, por mais de meia hora, já depois de Brasília, o jatinho ficou sem comunicação, o que corresponde a aproximadamente 700 quilômetros sem falar com a torre. Neste período os controladores tentaram fazer contato sete vezes. Não conseguiram.
Os investigadores já sabem também que, mesmo sem comunicação, os pilotos do Legacy não fizeram nenhuma manobra arriscada, que toda a trajetória do vôo foi linear.
O relatório definitivo só deve ficar pronto no segundo semestre do ano que vem. A avaliação feita até aqui indica que diferentes fatores somados contribuíram para o acidente e que não se pode ainda apontar se há uma ou mais pessoas culpadas pela tragédia.
O relatório é composto de três partes: Uma que analisa os fatores operacionais que levaram ao acidente, outra sobre a parte técnica dos equipamentos e uma terceira sobre as falhas humanas.
Nessa parte, os peritos avaliaram a formação dos pilotos e dos controladores e analisaram o comportamento deles no dia do acidente.
O relatório aponta que não havia excesso de tráfego naquele dia, que cada controlador cuidava de três a cinco aviões. O máximo permitido é 14.
Os peritos ainda descartam a possibilidade da área do acidente apresentar zonas de sombra de comunicação. A rota do Legacy foi repetida por um avião de testes da FAB.
Antes de ser divulgado, o relatório vai ser entregue às famílias das 154 vitimas de acidente. Apenas um corpo não foi encontrado até agora e as buscas vão ser encerradas oficialmente na sexta-feira.
As 154 pessoas que estavam a bordo do Boeing morreram no momento do choque com o solo. A informação está nos laudos que o Instituto de Medicina Legal de Brasília entregou hoje aos parentes das vítimas.
Segundo o IML, a causa das mortes foi politraumatismo. O chefe do departamento de antropologia do instituto, Malthus Galvão, disse que ainda não é possível afirmar se os passageiros estavam conscientes na hora da queda.
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