Em resposta ao documento assinado por dez ex-ministros da Agricultura contrários ao novo Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados, a bancada ruralista articula a elaboração de uma carta assinada por ex-ministros da Agricultura a favor da proposta. De acordo com o deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), há pelo menos seis apoios – os de Reinhold Stephanes, Roberto Rodrigues, Marcus Pratini de Moraes, Íris Rezende, Alysson Paulinelli e Francisco Turra. Lupion disse que a pressão para evitar mudanças no Senado e um possível veto presidencial também passa pela mobilização de governadores e de secretários estaduais de Agricultura.

CARREGANDO :)

"A parte que cabia à Câmara nós fizemos; agora a briga é outra", disse Lupion. Para ele, as tentativas de desfazer o que foi aprovado na Câmara vão provocar efeitos na sociedade e prejudicar o conceito de democracia no Brasil. "O que mais irritou a presidente é que demos aos estados a possibilidade de participarem da elaboração das regras. Isso é tão ruim dentro de uma república federativa? Se ela vetar, o Brasil vira um regime de exceção."

Idealizador do Código Florestal estadual aprovado em Santa Catarina em 2009 e da emenda ao Código questionada pelo Planalto, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) disse não acreditar que o governo conseguirá fazer mudanças no Senado.

Publicidade
Veja também
  • A base derreteu
  • Governo prevê dificuldade para mudar o Código
  • Código Florestal envergonha o país, dizem ambientalistas
  • Fratura exposta