Leia mais sobre a fidelidade partidária
Vereador é o primeiro político do país cassado por infidelidade partidária
Suplente de vereador assume com base na decisão do TSE sobre fidelidade partidária
Duas semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que o mandato dos deputados federais pertence aos partidos políticos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira se a determinação também se aplica para eleições majoritárias, que elegem prefeitos, senadores, governadores e presidente da República. Se a resposta for positiva, os ocupantes desses cargos poderão perder o posto caso troquem de partido.
Defensor da tese de que o mandato é do partido, e não do candidato, e que propostas que reduzem o troca-troca partidário são positivas para moralizar a política, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), lamenta que a fidelidade partidária esteja sendo tratada pelo TSE e pelo STF. Mas culpa o próprio Congresso por fazer com que os tribunais legislem em seu lugar.
- Não tenho nenhum entusiasmo com isso quando vejo o Supremo legislar. Fico triste e lamento que seja por omissão do Congresso Nacional - afirmou.
No início do mês, quando o Supremo definiu que o mandato pertence ao partido, fixou a data de 27 de março deste ano como limite para o troca-troca. O mesmo pode acontecer agora caso o TSE também entenda que o mandato não é do político eleito para um cargo majoritário.
A discussão no TSE promete ser acirrada. O presidente da corte, Marco Aurélio Mello, já declarou que defende a aplicação da regra que disciplina o troca-troca para todos os ocupantes de cargo público. Já o relator da matéria, ministro Carlos Ayres Britto, deu indícios de não concordar com a extensão da punição.
Pelo sistema majoritário, é eleito o candidato que individualmente obtém o maior número de votos. Já no sistema proporcional, que acontece para eleição de deputados e vereadores, a eleição é decidida a partir dos votos recebidos pelo partido político.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião