Em época de clima seco, é comum o carro acumular mais pó e sujeira que o normal. O que significa idas frequentes a um lavacar ou reservar um horário de fim de semana para a ducha doméstica. Porém, a falta de tempo de muitos acaba por prorrogar ainda mais a aparência suja do veículo.
De olho neste problema tão comum no dia a dia do motorista, a empresa CWB Detail decidiu há um ano investir em um produto capaz não só de eliminar a sujeira com um simples esguicho d’água, sem a necessidade de esponja e sabão, como também evitar que ela se fixe no automóvel. Dependendo de ‘São Pedro’, uma chuva ou até garoa já é suficiente para realizar a limpeza.
O produto no caso é o Ceramic Pro 9H, um revestimento de pintura com proteção permanente que, segundo informa a loja curitibana, garante alto brilho, efeito hidrofóbico (repele a água e previne a aderência de qualquer contaminante) e resistência a riscos, além de evitar o dano com ingredientes químicos e raios solares UV.
Desenvolvido na Rússia, este tipo de cera chegou ao Brasil recentemente. Não é vendido no varejo, sendo usado apenas por empresas credenciadas pela representante oficial no país, com sede em Santa Catarina.
A aplicação do produto requer um nível de exigência bem mais complexo do que uma lavagem comercial simples. O serviço dura pelo menos três dias e faz uso de técnicas para a retirada das sujeiras mais encrustadas e também no polimento e na secagem.
“Algumas concessionárias até tentaram se habilitar para aplicar o produto, mas não atendiam à política da matriz”, afirma André Marques Vinharski, 36 anos, sócio-proprietário da CWB Detail, ao lado de Edurado Schwarz, 31 anos. “Um detailer (representante da fábrica) fica de olho no mercado em busca de empresas com perfil para trabalhar com o Ceramic Pro 9H. E fomos uma das escolhidas”, conta.
Kit importado
O empresário revela que o único componente nacional do kit é a esponja. O restante vem de fora, como os pincéis e a luva de lã de carneiro (origem australiana), além do shampoo automotivo (norte-americano).
Há modelos que exigem ‘ferramentas’ mais específicas para a retirada da sujeira, como os esportivos de luxo. O Mercedes-Benz C63 AMG que ilustra a matéria, por exemplo, possui enormes pinças de freio, que ficam rente à roda, criando um espaço mínimo para a limpeza. “Temos uma escova específica para a retirada de impurezas escondidas em lugares que a esponja não alcança”, afirma.
A aplicação passo a passo
Leia a matéria completaJá a luva de lã retém as sujeiras, evitando que retornem à lataria. Até uma toalha em microfibra é usada para evitar riscos, além de absorver cinco vezes mais água que uma toalha normal, agilizando o trabalho.
Preço
Dividido em quatros etapas que inclui lavagem, polimento, aplicação da cera e secagem (veja mais ao lado), o serviço requer de três a cinco dias para ficar pronto. O resultado é tão interessante que só há disponibilidade de agendamento de novos clientes para o meio de setembro.
“O serviço é feito por mim e pelo meu sócio. Não queremos montar uma ‘linha de produção’ (como ocorre em postos, lavajatos e concessionárias). Além de gostar do que faço, é uma maneira de estarmos à frente do processo, pois o custo é alto para o cliente”, enfatiza Vinharski.
O preço para a aplicação do Ceramic Pro 9H gira entre R$ 1,5 mil a R$ 6 mil, dependendo do porte do carro e do número de camadas sobrepostas, que pode variar de uma a 12 lâminas do produto. Quanto mais camadas, maior o grau de resistência a esbarrão, riscos, fluidos químicos e excremento de pássaros, que poderia queimar o verniz.
“Cotamos o preço pelo tamanho do veículo e a quantidade de produtos empregados e não pelo valor do carro. O serviço de R$ 1,5 mil vale tanto para um Hyundai HB20 quando para um Audi R8, que possuem dimensões parecidas e exigem o mesmo trabalho”, complementa o dono CWB Detail.
Manutenção
A empresa oferece 5 anos garantia e as camadas de proteção são permanentes, só sendo removidas com um polimento agressivo. No entanto, o proprietário da loja aconselha uma avaliação semestral para observar se houve uma perda no brilho. “Temos um produto da Ceramic Pro que puxa o brilho novamente, no caso daqueles veículos que costumam rodar bastante na estrada. De cada dez clientes, cinco voltam para a avaliação, mas nem todos têm a necessidade da manutenção”, finaliza.
Kit limpeza de posto e lavacar pode agredir a pintura
Quem costuma lavar o carro em um posto de combustíveis, lavacar ou mesmo em casa já deve ter percebido os risquinhos que aparecem na lataria após um tempo. Eles são resultados de resíduos de sujeiras que ficam nos baldes, nas esponjas e nas toalhas e que não são limpos ao fim de cada serviço.
Em um posto, por exemplo, formam-se filas, com os carros sendo atendidos em sequência, sem qualquer intervalo para ‘descontaminar’ o material de limpeza. “A sujeira que se tira de um veículo é jogado para o outro. A água do balde acumula diversos contaminantes, como areia, folha de árvore, material do freio e até óleo”, aponta André Vinharski.
Ele explica que na CWB Detail há o cuidado de se utilizar retentores de partículas no fundo dos recipientes (são dois, um para a água e outro para o xampu), que mantém a sujeira depositada na parte debaixo, evitando a recirculação de detritos durante o processo de lavagem. “Repetimos esse cuidado peça por peça”, salienta.
Ele lembra que além da lavagem especializada, a empresa também oferece o serviço mais simples, no qual não há a obrigatoriedade do agendamento antecipado. O atendimento pode ser realizado até na hora, obedecendo, é claro, uma ordem de chegada. O custo é de R$ 40.
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