No Japão, os minicarros fazem enorme sucesso. São conhecidos como kei car, ou veículo a motor leve. Têm como principal apelo a fácil dirigibilidade no uso urbano. No estande da Honda no Salão de Tóquio um dos destaques é justamente um kei car. Mas não um modelo qualquer. Trata-se do S660, um roadster em versão reduzida. O minicarro com dois lugares possui um motor de 660 cilindradas turbo, com 3 cilindros, que rende 65 cv e 10,64 kgfm. O câmbio pode ser manual de 6 velocidades ou um CVT de 7 velocidades.
O S660 possui um volante de 35 cm de diâmetro, o menor oferecido na linha Honda, que melhora a sensação de guiar, lembrando um kart. O peso reduzido (830 kg) facilita atingir a 130 km/h. O controle de tração ainda contribui para grudar o carrinho no chão.
O motor ocupa o espaço onde seria o do porta-malas. Já o lugar vago sob o capô acomoda a capota de pano, que é instalada manualmente. O S660 é destinado ao mercado japonês.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast