No Japão, os minicarros fazem enorme sucesso. São conhecidos como kei car, ou veículo a motor leve. Têm como principal apelo a fácil dirigibilidade no uso urbano. No estande da Honda no Salão de Tóquio um dos destaques é justamente um kei car. Mas não um modelo qualquer. Trata-se do S660, um roadster em versão reduzida. O minicarro com dois lugares possui um motor de 660 cilindradas turbo, com 3 cilindros, que rende 65 cv e 10,64 kgfm. O câmbio pode ser manual de 6 velocidades ou um CVT de 7 velocidades.
O S660 possui um volante de 35 cm de diâmetro, o menor oferecido na linha Honda, que melhora a sensação de guiar, lembrando um kart. O peso reduzido (830 kg) facilita atingir a 130 km/h. O controle de tração ainda contribui para grudar o carrinho no chão.
O motor ocupa o espaço onde seria o do porta-malas. Já o lugar vago sob o capô acomoda a capota de pano, que é instalada manualmente. O S660 é destinado ao mercado japonês.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast