A clássica sequência em que o garoto Marty McFly foge dos vilões sobre um skate voador em ‘De Volta Para o Futuro II’, de 1989, era uma das soluções futurísticas vistas no filme que mais impressionaram os fãs da trilogia. Pois, a proeza do personagem vivido pelo ator Michael J. Fox virou realidade pela Lexus, fabricante de carros de luxo pertencente ao grupo Toyota .
A marca divulgou nesta quarta-feira (5) um vídeo (veja abaixo) no qual exibe o Hoverboard em ação numa praça de Barcelona, na Espanha. O skate flutua tal qual o brinquedinho de McFly na ficção. Segundo a empresa, o desenvolvimento começou há 18 meses e teve ajuda de cientistas especializados em tecnologia de levitação magnética.
A apresentação do Lexus Slide, como foi batizada a maquina voadora japonesa, usou uma pista com 200 metros de manta magnética por baixo do piso e trechos com água por onde a prancha sem rodinhas flutua perfeitamente.
O skatista Ross McGouran foi chamado para ‘dropar’ na experiência. É possível ver que ele e outros ‘cobaias’ sofrem no começo para conseguir realizar algumas manobras.
“Passei mais de 20 anos andando de skate, mas sem atrito é como se eu precisasse aprender uma nova técnica, principalmente em relação a postura e equilíbrio”, afirmou McGouran.
Segundo a Lexus, o equipamento funciona utilizando um mecanismo de imãs e supercondutores resfriados com nitrogênio líquido, o que explica a fumaça branca saindo da máquina voadora.
Ou seja, por conta dos imãs, só é possível andar no skate flutuante quando usado sobre superfícies metálicas especiais, o que o torna inutilizável em outros locais comuns. É possível que, num primeiro momento, a tecnologia seja explorada em ambientes como shoppings e parque de diversões, com uma pista devidamente preparado para o veículo flutuar. No entanto, a fabricante esclarece que se trata de um protótipo único e não tem planos para comercializá-lo, por enquanto.
A apresentação da tecnologia neste ano é muito estratégica para a Lexus, afinal, em 1989, o futuro visitado por Marty McFly era exatamente em 2015. Neste caso, a iniciativa faz parte de uma tentativa de mostrar a capacidade de inovação e imaginação da marca japonesa, que tem como slogan a frase “Fazendo o impossível possível”.
Não é pioneiro
Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta tornar realidade a ficção vista no filme de Robert Zemeckis. No ano passado, a empresa Hendo apresentou um projeto semelhante, o Hendo Hoverboard, e até conseguiu arrecadar mais de US$ 500 mil no site de crowdfunding Kickstarter para construir o primeiro skate sem rodinhas comercial.
Apesar de funcionar, o produto decepcionou, principalmente por não atingir uma velocidade satisfatória, de ser utilizado apenas em superfícies especiais - como é o caso da projeto da Lexus -, além de a bateria durar apenas alguns minutos.
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