O novo Prius mostrou maciez nas retas do circuito de Fuji, além de equilíbrio nas curvas.| Foto: Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O Toyota Prius está no mercado brasileiro desde 2013, mas parece que nunca chegou. Poucas unidades foram vendidas no país e, se não fosse o modelo entrar na frota de táxi de São Paulo, dificilmente seria visto pelas ruas.

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A quarta geração do híbrido, que foi revelada em Las Vegas (EUA) em setembro, mas que chegou às lojas via Salão de Tóquio no início deste mês, promete ter mais visibilidade em solo nacional quando desembarcar até o fim de 2016.

Para isso, ele traz como trunfo um visual mais interessante que o antecessor. E também a possibilidade de oferecer um preço menos impeditivo do que os R$ 116.660 cobrados atualmente pela linha no país, graças à nova lei de incentivo que isenta do imposto de importação os automóveis elétricos e híbridos plug-in, como é o caso do Prius. Além da possibilidade de ser feito em solo nacional.

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Comparado ao antecessor (à esq.), a quarta geração está com um visual mais moderno . 
Quadro de instrumentos permanece centralizado e ganhou o reforço de gráficos em alta resolução. 

O novo Prius é o primeiro produto da marca japonesa a adotar a nova arquitetura global TNGA, que servirá de base para futuros veículos completamente distintos, do híbrido Prius à picape Hilux. Por fora, ele está com um visual que remete ao Mirai, o carro a hidrogênio da Toyota, especialmente no conjunto óptico.

O modelo traz controle de cruzeiro adaptativo, que freia e acelera automaticamente conforme o ritmo do trânsito à frente, sistema anticolisão, detecção de pedestres, monitoramente de pontos cegos e head up display, que projeta informações no parabrisa.

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O interior foi redesenhado e o quadro de instrumentos todo digital se mantém ao centro do painel. Ele tem a companhia de uma tela com multifunções de 4,2”, além de gráficos em alta resolução coloridos. O motor elétrico e o 1.8 a gasolina, com 170 cv combinados, receberam ajustes que contribuem para a redução no consumo em 15% e a eficiência de 40%.

O carro ficou mais comprido e baixo, além da queda mais acentuada do teto na parte traseira. 

Durante o Salão de Tóquio tivemos a oportunidade de dar algumas voltas no carro pelo circuto de Fuji. E o que mais chamou a atenção foi o extremo conforto ao dirigir. Ao sair da inércia, o modo elétrico mantém o silêncio na cabine e o veículo ganha rapidamente velocidade pelo toque vigoroso. Mesmo quando o motor a combustão entra em operação, o ruído é discreto.

O Toyota passa a contar com dois modos de condução, Normal e Sport, que oferece diferentes níveis de satisfação ao volante. A direção leve e o equilíbrio da nova suspensão favorecem o rodar macio .

Depois do Japão, o Prius segue para os EUA e Europa a partir de fevereiro de 2016 e aparece no Brasil até o Salão de São Paulo, em outubro .

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*O jornalista viajou a convite da Anfavea