• Carregando...

Transporte coletivo

A prefeitura de Curitiba montou um esquema diário de locomoção, partindo dos hotéis e do Estação Convention em direção ao Expo Trade, em Pinhais. O serviço estará voltado preferencialmente para delegados (representantes de países, de ONGs, comunidade científica e afins), mas será aberto, em regime de exceção, das 10 às 17 horas, para a população. Não pode ser usado como substitutivo para o transporte coletivo e tem parada apenas no Expo Trade.

Período das linhas especiais

11 a 31 de março, ininterruptamente.

Frota

Ligeirinhos movidos com 20% de biodiesel.

Rotas

1. Linha Estação – Expo Trade: ônibus saem do Museu Ferroviário, de ponto montado exclusivamente no Estação Convention Center, e param no Expo Trade. Saídas das 7 às 21 horas. Os intervalos oscilam entre 10 e 30 minutos, a depender das horas de maior ou menor movimento. Dois voluntários denominados busers acompanham todo o trajeto, dando informações sobre a cidade.

2. Linha Hotéis: Serviço restrito, com saída às 7h30 e às 9 horas, e retorno às 19 horas, cobrindo 60 hotéis em que estão concentrados os delegados.

3. Linha Noturna: rota única Expo Trade – Estação, com baldeação para a Linha Hotéis, às 22 horas.

* Ônibus da COP/MOP estarão adesivados com grandes borboletas.

Trânsito de automóveis e bloqueio de ruas

Segundo o diretor da Urbs, Gilberto Foltran, o acréscimo de 6 mil visitantes na rotina da cidade durante 19 dias não altera o fluxo da cidade, que tem 1,6 milhão de habitantes. Há casos de eventos que juntaram 12 mil participantes. "Apenas os hotéis e bares devem registrar alterações de rotina", diz Foltran.

A particularidade da COP/MOP está no interesse da população nos eventos, na presença possível de secretários de estado – o que demanda esquemas especiais de segurança, e na possibilidade de manifestações populares de grupos como o Greenpeace e MST. Confira ações da Urbs, em parceria com a PM e a Diretran.

1. Cerimônia de abertura da MOP3, 12 de março, às 19 horas, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem). Rua do Rosário fica com trânsito impedido a partir das 15 horas. Mobilização: 1 mil pessoas.

2. Cerimônia de abertura da COP8, dia 19 de março, às 18 horas, no Jardim Botânico. Haverá bloqueamento das ruas Engenheiro Ostorja Roguski, Avenida Prefeito Lothário Müssler e Avenida Maurício Fruet, nas imediações do parque, das 17 às 20 horas. Mobilização: 3.500 pessoas.

3. Cerimônia de abertura do Segmento Ministerial, 26 de março, às 19h30, na Ópera de Arame. Não haverá bloqueamento da Rua João Gava nem de paralelas. Vagas do estacionamento do parque serão reservadas. Mobilização: 600 pessoas.

4. Segmento Ministerial, 27 e 28 de março, no Estação Convention Center. Sem bloqueamento, mas com orientação de trânsito diferenciada. Mobilização: 350 pessoas.

5. Expo Trade: não haverá qualquer desvio, apenas monitoramento. Em caso de manifestações que bloqueiem o trânsito, ruas para desvio de carros já foram identificadas pela Urbs.

6. Dicas: ruas próximas aos locais de abertura de conferência. Embora a previsão é de normalidade, trânsito no entorno deve se tornar mais lento.

Segurança

Operação está sob comando do major da Polícia Militar Douglas Sabatini Dabul e conta com 1.200 oficiais (600 da PM e os demais da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e Guarda Municipal). É um dos aspectos mais vigiados pela ONU. Áreas mais protegidas ficam no entorno do Expo Trade, hotéis de maior concentração de delegados e espaços como o Jardim Botânico, Memorial de Curitiba, Ópera de Arame, Estação Convention Center, onde acontecerão eventos.

Aeroporto/ hotéis

Dois estandes da prefeitura municipal foram montados no Aeroporto Afonso Pena para atender os participantes. Não há esquema de transporte para os hotéis, mas orientação dada pelos jokers para que seja usada estrutura de táxis e ônibus do aeroporto. Rede hoteleira de Curitiba tem cerca de 16 mil leitos. Todos os hotéis da cidade fazem parte da lista de indicação para visitantes.

Expo Trade

Saiba como chegar ao Expo Trade

• 46 mil metros quadrados (o equivalente a seis campos de futebol)

• 20 mil metros quadrados de área externa

• 2 auditórios – 3 mil e 1.500 pessoas

• 48 pequenos auditórios extras

• 320 computadores

• 3.500 microfones

• 10 restaurantes

• R$ 1.500 milhão: Investimento para o evento

• 350 operários trabalharam na finalização do espaço

Números

1.380 voluntários Total de angels, busers, hotelers e jokers, nomes dados aos representantes da comunidades que acompanham as delegações.

73 países convidadosDos 187 países parte da convenção, mais União Européia, 73 mandaram pequenas delegações custeadas pelo governo brasileiro. As maiores coletivas são as do Japão(40 membros) e França (30 membros).

50 diplomatasTotal de representantes do Instituto Itamaraty instalados em Curitiba, desde 20 de janeiro, para cuidar do evento. O grupo é formado por 30 diplomatas de carreira, técnicos e estudantes do Instituto Rio Branco.

60 representantes da ONUGrupo vindo da sede da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), em Montreal, Canadá, sob liderança do diplomata argelino Ahmed Djoghlaf, secretário-executivo da CDB.

1.390 na MOP3Total de delegados e representantes confirmados para o encontro sobre biossegurança, de 13 a 17 de março. As primeiras comitivas a chegar a Curitiba, já na sexta-feira, vieram da Áustria, África do Sul, Marrocos, Japão, Noruega e União Européia.

Fontes: A&C, prefeitura municipal, Itamaraty, Expo Trade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]