• Carregando...
Denise Stoklos: estreia nacional com ingressos esgotados | Thais Stoklos Kignel / Divulgação
Denise Stoklos: estreia nacional com ingressos esgotados| Foto: Thais Stoklos Kignel / Divulgação

GUIA GAZETA DO POVO

O Guia Gazeta do Povo selecionou programas imperdíveis para você fazer na cidade logo após ver uma peça durante o Festival de Curitiba. Que tal esticar a noite com um jantar romântico, uma balada ou um barzinho para tomar aquela cerveja gelada com os amigos?! Assista ao vídeo e veja as dicas

Já imaginou chegar ao trabalho e dizer um belo e sonoro "não" a todas as solicitações de seu chefe? Ou então se recusar a pagar o aluguel mensal de sua casa usando como argumento o simples fato de você "preferir não fazê-lo"? Esse é o enredo básico do conto Bartleby, o Escriturário – Uma História de Wall-Street, publicado pelo autor norte-americano Herman Melville (1819–1891) em 1853. Também é o ponto de partida do 27.º espetáculo da performer paranaense Denise Stoklos, Preferiria Não? (confira o serviço completo), que estreia hoje, com ingressos esgotados, na Mostra 2011 do Festival de Curitiba.

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

Buscando refletir sobre a condição humana ao longo de suas mais de quatro décadas de carreira, a autora, dramaturga, diretora e criadora do chamado teatro essencial (técnica centrada nas possibilidades do performer – o corpo, a voz e o pensamento) desta vez pretende discutir a cultura de consumo imposta pela sociedade em detrimento das necessidades e desejos individuais.

Para isso, utiliza a figura do escriturário Bartleby, cujo desacato e insubordinação ultrapassam a compreensão humana e desafiam as verdades universais. Centrada no próprio corpo e dependendo de pouquíssimos recursos cênicos, Denise quer trazer à tona o estado negativo de uma sociedade contraditória, que precisa ser negada para que a convivência seja possível.

A performer se recusou a dar mais detalhes sobre o espetáculo – aceitou falar com a imprensa somente após a estreia de Preferiria Não?, que conta com apenas duas sessões no Guairinha, uma hoje e outra amanhã. No entanto, é possível traçar paralelos entre o conto de Melville e a obra de Denise, ambos de estilo bem-humorado, mas, ao mesmo tempo, sombrio. Considerado um marco do Existencialismo na literatura, Bartleby, o Escriturário..., foi saudado por intelectuais como Albert Camus (1913–1960), Jorge Luis Borges (1899–1986) e o filósofo francês Gilles Deleuze (1925–1995) por discutir questões como livre-arbítrio, poder e moral. O mesmo pretende Denise, ao apresentar situações em que uma simples negação pode condenar o indivíduo à morte, especialmente a social.

Serviço:

Preferiria Não? (confira o serviço completo) Guairinha (R. XV de Novembro, s/n º), (41) 3322-2628. Drama. Direção, texto, adaptação, coreografia, sonoplastia e interpretação solo: Denise Stoklos. Dias 31 e 1º de abril, às 21 horas. Ingressos esgotados.

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]